domingo, 27 de dezembro de 2009

Que venha 2010!

Bom amigos, estamos a poucos dias de 2010. E nesses momentos gastamos nossos neurônios com reflexões sobre o ano que passou, o que mudar no ano que se inicia... fora as promessas de inícios de dietas, parar de fumar, ser mais paciente, etc...
Pensando nisso, eu encontrei uma "receitinha" para começar o ano. E é por isso que nossa "Pitada Literária" está como postagem, pois o texto de fim de ano é de nada mais, nada menos que Carlos Drummond de Andrade.
Vale pensar...



Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
 
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa
 
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


Carlos Drummond de Andrade
Texto extraído do "Jornal do Brasil", Dezembro/1997.


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Conheçam a OLIVREIRO

Amigos, o livreiro é show! Para quem gosta de livros, e quem gosta de discutir sobre os impressos, lá é o lugar ideal. Veja como eles se descrevem:

O LIVREIRO 
O Livreiro é uma rede social para quem gosta de livro. De qualquer tipo: poesia, história, música, internet, comportamento, clássicos, quadrinhos, filosofia, gastronomia. 
Cada leitor é de um jeito, e O Livreiro pode ser feito do seu jeito. 
Leitores de todas as gerações e formações, de qualquer ponto do país, participam de várias maneiras: ao se tornar membro, é possível montar a estante pessoal, selecionar autores preferidos, resenhar obras lidas, buscar sugestões de leitura, descobrir afinidades compartilhadas e criar comunidades sobre assuntos de interesse. 
Aproximar pessoas e livros é a nossa missão, ajudar a fazer do Brasil um país de leitores, o nosso sonho. 

COMUNIDADES 
Cada membro pode criar a comunidade que desejar sobre autores, livros e gêneros literários de seu interesse. Ou, se preferir, pode participar de uma das comunidades que já existem. Não há limite de participação em comunidades nem é obrigatório o ingresso em uma delas. 
As comunidades podem ser abertas, fechadas e moderadas. Quem cria uma comunidade pode estabelecer as regras internas de participação. O debate é livre, desde que sejam respeitados os direitos humanos e as leis brasileiras. 


CONTEÚDO 
O Livreiro quer oferecer conteúdos diferenciados sobre livros e suas conexões com as diversas artes e áreas de conhecimento. 
O canal Notícias funcionará como um agregador de informações atualizadas sobre autores e livros no país e no exterior. O leitor será avisado dos principais lançamentos e reedições e encontrará sugestões variadas de leitura, sob a forma de links, listas e comentários. 
Os principais debates e sugestões das comunidades ajudarão a fazer esse canal. Por meio do "Eu, Livreiro", o usuário será convidado a contribuir com informações e opiniões.



Gostou da idéia? Então acesse: olivreiro

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Lá vem a noiva, toda de branco...


Gostaríamos de parabenizar a dinamizadora Flavia, do Clube de Leitura Castro Alves (E. M. Rotariano Arthur Silva) pelas suas bodas no último dia 12. Parabéns querida, que seu caminho junto ao seu esposo seja de luz. Felicidades ao casal!

O IV CompartiLER foi um sucesso!!!



Nosso último encontro, realizado no dia 10/12, no Clube de Leitura da E. M. Presidente Castelo Branco, contou com a participação da Secretária de Educação do Município, Maria Fatima de Souza.
Neste CompartiLER fizemos um balanço das atividades realizadas do ano de 2009 e por fim, nossa confraternização e amigo oculto.

As fotos do evento estão em leituramesquita.ning.com

domingo, 6 de dezembro de 2009

Amigo Oculto no IV CompartiLER

Queridos, conforme havíamos combinado, dia 10/12 será nosso amigo oculto. Para ajudar, solicitamos que enviassem o nome do livro de literatura infanto juvenil que gostariam de ganhar. Quem não tirou seu amigo oculto ainda, favor procurar amanhã a Coordenação na Semed. Ah, e não se esqueçam de levar algo para comer, para fazer-mos a partilha de fim de ano.



Mais acessadas