domingo, 28 de fevereiro de 2010

Primeiro CompartiLER de 2010

Na última sexta-feira, dia 26/02, aconteceu na E. M. Ely Baiense Vailante o primeiro encontro de Professores Dinamizadores dos Clubes de Leitura de 2010. Os professores tiveram a oportunidade de conhecer o Clube de Leitura Peter Pan, que fica na própria Unidade.

Além de colocar o papo em dia e matar saudades dos colegas, a coordenação do Setor aproveitou para apresentar os novos colegas e dar algumas informes sobre a dinâmica de trabalçho para 2010.
No início tivemos uma mini-oficina, sobre contação de histórias, onde observamos e discutimos atitudes importantes para um contador. Além de ainda analisar o tipo de literatura recomendada para cada faixa etária, facilitando os dinamizadores nas suas escolhas do dia a dia.
Ao longo deste ano, as escolas municipais trabalharão de uma forma mais sistematizada e não segmentada, as cores da África, com seus contrastes, cultura e história. E os Clubes de Leitura não poderiam ficar de fora. Os professores tiveram a oportunidade de conhecer alguns livros infantis que exploram as africanidades e a herança deixada no nosso povo, além de discutir temas como discriminação, auto-estima e até biologia!
Os dinamizadores ficaram animados com a idéia, mas conscientes da dificuldade de se trabalhar África, quando se esbarra, por exemplo no tema religião. A solução, como o professor Bruno disse é "normalizar" os mitos e lendas africanas. Como ele diz "trabalho os mitos africanos (ou entidades) com a mesma naturalidade que falo de Tupã, ou outros mitos indígenas." Para reforçar sua fala, nós apresentamos a nova seção Africanidades do nosso blog, onde o professor encontra subsídios para sua prática e diversas sugestões de atividades.
Ao final do encontro, a Coordenação saiu animada com o entusiasmo e comprometimento do grupo.

2 comentários:

  1. Nosso encontro foi realmente muito bom. Vimos o empenho e a vontade de começar os trabalhos com o pé direito. Novos e mais antigos no projeto: bem vindos aos Clubes de Leitura 2010!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Quie espaço delicioso. Nossa, eu fiz dois cursos de contação de histórias com o Gregório. Ele é apaixonante.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir

Mais acessadas