sexta-feira, 1 de julho de 2011

COMPARTILER 2011: Professores dinamizadores em mais um encontro





Ontem, dia 30 de junho de 2011, realizamos mais um encontro das professoras dinamizadoras dos Clubes de Leitura. Tivemos os seguintes assuntos como pauta:

Recebimento nas escolas Municipais de dezenas de títulos de livros literários e pedagógicos (formação de professor) - A Coordenação do Setor enfatizou a importância de se catalogar os livros e, utilizando, inclusive, o carimbo da escola no processo. É importante que todos os professores tomem conhecimento do que está chegando para que possam utlizá-los na sua formação quanto no planejamento de suas aulas. As dinamizadoras demonstraram a alegria e a surpresa com a diversidade de títulos que estão chegando e a grande "sacada" da Secretaria de Educação em enviar títulos em duplicidade (alguns tem 4 unidades de cada) o que contempla os alunos que, desejam livros que "bombam" nos clubes. A diversidade de temáticas foi outro ponto destacado pelas professoras, citando por exemplo, a Coleção de Mestres da Música no Brasil, ótimo recurso para contribuir no trabalho da temática do município: a música.
Proposta de cafés literários nos Clubes de Leitura - As "meninas" nos clubes sempre trazem a dificuldade de trazer alguns professores a biblioteca. Pensando nisso, fechamos que todos os Clubes/Carrinhos de Leitura realizarão nas suas unidades um sarau, chá, café, pipoca com livros especialmente para os professores da escola. Cada professora organizará levando em consideração a dinâmica da sua unidade e tempo disponível para encontrar os professores. A ação literária será realizada com professores dos Anos Iniciais e Finais, com o objetivo de sensibilizar o professor no agendamento das turmas, expor o acervo da biblioteca, apresentar as novas aquisições enviadas pela Prefeitura Municipal, o esclarecimento de dúvidas quanto ao funcionamento, encantando os professores com leitura de poesias, contos, histórias...
Anúncio das próximas inaugurações de Bibliotecas/Clubes de Leitura - Para o início do segundo semestre, mais duas escolas terão suas bibliotecas inauguradas: Clube de Leitura João de Barro (Braguinha), na E. M. Irena Sendler e Clube de Leitura Vinicius de Morais, na E. M. Hélio Mendes do Amaral.
Bienal do Livro 2011 - O Setor orientou a importância de acompanhar para que as escolas que tiverem interesse em visitar, façam o agendamento do transporte escolar.
Prêmio Bem-te-vi 2011 - As escolas devem se organizar para o envio dos trabalhos. A premiação acontece em novembro, na Mostra Cultural-Literária.

Além disso, o Setor preparou uma formação sobre Histórias em quadrinhos. Conversamos sobre o histórico, curiosidades e possibilidades de trabalho nos Clubes. A biblioteca anfitriã dessa vez foi o Clube de Leitura Castro Alves, na E. M. Rotariano Arthur Silva, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais acessadas