terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cinco anos do Projeto Clube de Leitura em Mesquita

A Secretaria de Educação de Mesquita, através do Setor de Incentivo à Leitura, vem desenvolvendo o Projeto Biblioteca/Clube de Leitura que visa revitalizar os espaços de leitura nas escolas municipais. Em setembro de 2007, a Secretaria reinaugurou o espaço destinado ao primeiro Clube, na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva. a Biblioteca/Clube de Leitura Castro Alves.
E por que revitalizar? E por que o nome de Clube? Por que o município pretende tornar a bilioteca um local aconchegante, onde o aluno sinta prazer em estar e vontade de voltar. Já o Clube de Leitura tem este nome porque pretende ser um projeto descontraído, onde as vão aprender e se divertir. São os "sócios".
O trabalho realizado nesses é feito de forma lúdica, criativa, dentro de uma proposta fundamentada na "Pedagogia de Encantamento".
O projeto conta com a parceria da Coordenção Técnica de Informática Educativa que, através dos Laboratórios de Informática e de seus instrutores, realiza o trabalho concomitante aos Clubes. Conta ainda com a Equipe Tico-Tico (setor de manutenção das escolas), responsável pela reforma do espaço físico. Outra parceria importante vem dos gestores e dos professores dinamizadores, que cuidam do embelezamento das bibliotecas, tornando e espaço agradável e aconchegante.
Em outro momento, cabe a comunidade escolar "batizar" e cuidar para mantê-lo em perfeito estado.
Mensalmente, os dinamizadores dos Clubes trocam suas experiências e têm seu momento de formação no que chamamos de "CompartiLER" - Encontro dos professores dinamizadores dos Clubes de Leitura.
Atualmente, existem 18 Bibliotecas/Clubes de Leitura inaugurados nas escolas municipais e três funcionando como Projeto Carrinho de Leitura, atendendo em torno de 10.000 estudantes, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos.
Uma outra ação importante foi municiar as Unidades Escolares Municipais com livros de Literatura Infanto-Juvenil, Adulta e de Formação do professor, num universo de 11 mil exemplares. Temos também o nosso blog, que alcançou a marca de 113 mil acessos!
Clube de Leitura é isso: "Semeando livros e histórias, colhendo encantamento e leitores".

E para comemorar os cinco anos do Projeto, organizamos um folder comemorativo com as nossas ações e espaços de encantamento inaugurados e, em nossos Clubes de Leitura, em todo o mês de Outubro, em que comemoramos o mês Internacional das Bibliotecas Escolares, além dia Nacional da Leitura (12/10), nossos professores dinamizadores realizarão Chás Literários com professores e alunos das Unidades Escolares, promovendo atividades integradas e ressaltando a importância da leitura e do livro.
Nós da Equipe de Incentivo à Leitura temos o maior orgulho de fazer parte dessa história! (clique na imagem para ampliar)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais acessadas