EDITAL
DO CONCURSO ALUNOS CONTADORES E ESCRITORES DE HISTÓRIAS
PRÊMIO BEM-TE-VI (6ª Edição - 2012)
A Secretaria de Educação do
Município de Mesquita, no uso de suas atribuições, torna público para
conhecimento dos professores interessados da Rede Municipal de Mesquita que
desejarem inscrever seus estudantes na 6ª edição do Concurso Alunos Contadores
Escritores de Histórias 2012 – Prêmio Bem-Te-Vi, que faz parte do Projeto “Em
Mesquita, Criança Faz Arte”, nas condições e exigências estabelecidas neste Edital.
REGULAMENTO DO CONCURSO PRÊMIO
BEM-TE-VI
CAPÍTULO I – Da nomenclatura do
prêmio
Art. 1º - O nome dado ao
prêmio foi escolhido por tratar-se de uma das aves mais conhecidas do Brasil, sendo assim, também muito encontrada
na Gleba Municipal, no município de Mesquita.
Seu nome genérico (Pitangus Sulphuratis) provém de pitanguá,
nome que lhe davam os indígenas brasileiros do grupo Tupi. Costuma capturar
peixinhos na beira dos rios ou lagos de pouca profundidade e banhar-se nos
tanques ou chafarizes das praças públicas, nos pequenos rios e córregos.
.
.
CAPÍTULO II – Dos objetivos
Art. 2º - A Secretaria
promoverá o Concurso Alunos Contadores e Escritores de Histórias – Prêmio
Bem-te–vi, visando estimular o incentivo à leitura através da contação e produção
textual dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede
Municipal de Ensino de Mesquita.
CAPÍTULO III – Das categorias e das
regras de produção de trabalhos
Art. 3º - O concurso no ano de 2012
vem ao encontro da temática proposta à Rede neste ano letivo: os 100 anos de nascimento
de Luiz Gonzaga e a constituição e vinda das famílias mesquitenses . O mesmo
será concebido em categorias e regras de produção a seguir:
I - Educação Infantil (CRECHE):
Produzir desenhos sequenciais,
COLETIVAMENTE, em cartaz único tamanho papel 40 Kg , da música Asa Branca,
de Luiz Gonzaga, dividido pelas estrofes.
Modelo:
II
- Educação Infantil (4 e 5 anos):
Produção de desenhos sequenciais
Produzir, COLETIVAMENTE, desenhos de maneira sequencial
voltados para a cultura popular nas histórias em cordel do livro Minhas Rimas
de Cordel, de César Odeid, Ed. Moderna, construindo um pequeno livro da turma
participante.
III - Educação Especial (incluindo a
Escola de Educação Especial e Salas de Recursos das Unidades Escolares): Produção de desenhos seqüenciais
num livro
Produzir, COLETIVAMENTE, desenhos de maneira sequencial
voltados para a cultura popular baseados em livros de literatura de cordel,
construindo um livro da turma participante.
IV – Ensino Fundamental - Anos
Iniciais (Ciclo de Alfabetização):
Produção de história
Produzir, por escrito,
reconto baseado no livro Chapeuzinho de Palha e o Primeiro Livro, de Sandra
Aymoré, da Fundação Educar, que deve ser escrito INDIVIDUALMENTE pelo estudante
ou pelo professor caso o aluno ainda não tenha autonomia para tal (etapas
de alfabetização), desde que reflita integralmente a fala do estudante.
V – Ensino Fundamental – Anos Iniciais
(4° e 5° ano):
Produção de Reconto
Produzir,
individualmente, texto em literatura de cordel com 03 (três) ou 05 (cinco)
sextilhas sobre tema geral, contendo capa com ilustração, conforme formato
desta tipologia textual. Deve ser escrito pelo aluno ou pelo professor caso
aquele ainda não tenha autonomia para tal (somente àqueles que frequentam o
GEEMPA), desde que reflita integralmente a fala do estudante.
VI – Ensino Fundamental - Anos
Finais: textos
produzidos individualmente pelos estudantes nas seguintes categorias: Conto;
História em quadrinhos e Produção de Literatura de Cordel a serem
apreciados, na escola, pelos professores de Língua Portuguesa (e de ATICOM
através de uma possível parceria).
a) As regras das produções dos
estudantes dos Anos Finais, que devem ser individuais e originais, de
criação do próprio estudante, são:
- Conto
Regras:
composto de no mínimo 01 e no máximo 02 páginas. Baseado na música Triste Partida, de Luiz
Gonzaga. Deve ter capa e a ilustração
é opcional.
- História em
Quadrinhos:
Regras:
composta de no mínimo 01 e no máximo 03 páginas em meia folha A4 em formato
paisagem (deitada), baseada no Cordel O Romance no Pavão Misterioso, de José
Camelo de Melo Rezende. Nesta
categoria serão julgados tanto os desenhos quanto o texto.
- Produção de
Literatura de Cordel
Regra:
deve conter de 05 (cinco) a 07 (sete) sextilhas sobre o tema Município de
Mesquita ou sobre o povo Mesquitense, contendo capa com ilustração, conforme
formato desta tipologia textual.
VII – Ensino Fundamental - EJA - I a
IV Fase: Produção,
por escrito, de redação cujo tema central é: “Como sua família tornou-se
moradora do município de Mesquita?” que deve ser escrita individualmente pelo
estudante, com apenas 01 (uma) lauda, podendo ser frente e verso.
VIII – Ensino Fundamental - EJA - V
a VIII Fase:
Produção de textos produzidos individualmente pelos estudantes, nas seguintes
categorias: Conto e Produção de Literatura de Cordel a serem
apreciados pelos professores de Língua Portuguesa (e de ATICOM através de uma
possível parceria).
- Conto
Regras: composto de no
mínimo 01 e no máximo 02 páginas, inspirado ou no filme O Auto da Compadecida,
do livro de mesmo nome de Ariano Suassuna ou na música A Triste Partida de Luiz
Gonzaga. Deve ter capa e a ilustração
é opcional.
- Produção de
Literatura de Cordel
Regra: deve
conter de 05 (cinco) a 07 (sete) sextilhas sobre o tema Município de Mesquita
ou sobre o povo Mesquitense, contendo capa com ilustração, conforme formato
desta tipologia textual.
CAPÍTULO IV – Dos procedimentos e
julgamentos:
Art.
4º - Os procedimentos e os critérios de julgamento serão:
I - Internos da Unidade Escolar - são os procedimentos realizados
pelo professor dentro da escola e/ou demais membros da mesma, escolhidos
criteriosamente para tal, descriminados os segmentos abaixo:
a) para a Educação Infantil
(CRECHE), a contação das histórias deverá ocorrer em sala de aula e/ou
outras dependências da escola, bem como a confecção dos desenhos seqüenciais a
fim de produzir o cartaz da música de forma conjunta pela turma
participante. Através de uma apreciação
na Unidade, a escola escolherá as três (3) melhores produções conjuntas dos
cartazes feitos pelas turmas e enviá-los junto com a ficha de inscrição
completa de cada estudante à SEMED, aos cuidados do Setor de Incentivo à Leitura,
juntamente com um CD com fotos do processo de “Making off” da produção das
turmas selecionadas.
a) para a Educação Infantil (4 e
5 anos), a contação das histórias deverá ocorrer em sala de aula e/ou outras
dependências da escola, bem como a confecção dos desenhos seqüenciais a fim de
que se construam os livros a serem produzidos pelos estudantes
participantes. Através de uma apreciação
conjunta na Unidade, a escola escolherá as três (3) melhores produções
conjuntas de desenhos seqüenciais feitas pelos estudantes daquela Unidade e
enviá-las junto com a ficha de inscrição completa de cada estudante à SEMED,
aos cuidados do Setor de Incentivo à Leitura.
b) para os Anos Iniciais, a
produção inicial das histórias deverá ocorrer em sala de aula e/ou outras
dependências da escola e registrada por escrito pelo estudante ou pelo
professor caso o aluno ainda não tenha autonomia para tal (somente àqueles do
Ciclo de Alfabetização ou que frequentam o GEEMPA), desde que reflita
integralmente a fala do estudante.
Através de uma apreciação, escolher os três
(03) melhores trabalhos dos “escritores/contadores de histórias” da escola
e enviar a ficha de inscrição completa à SEMED, aos cuidados da Coordenação de
Incentivo à Leitura juntamente com a produção feita pelo estudante. Lembrando que cada estudante poderá concorrer
em apenas um trabalho;
c) para os Anos Finais, a
construção dos textos nas categorias descritas do CAPÍTULO III, art. 23º, item
VI, devem ser organizadas em sala de aula a fim de serem apreciados pelos
professores de Língua Portuguesa (e de ATICOM – Atividades Complementares -
através de uma possível parceria) e escolhidos os 03 (três) primeiros em
cada categoria de sua escola, indiferente o ano de escolaridade do estudante,
isto é, de 6º ao 9º ano. Somente os
03 (três) textos escolhidos, junto com as respectivas fichas de inscrição,
serão entregues à Secretaria de Educação aos cuidados do Setor de Incentivo à
Leitura.
Obs.: O professor dos Anos
Iniciais e Finais deve auxiliar o estudante quanto à correção ortográfica,
coerência e coesão dos textos desde que não faça modificações quanto à criação
dos mesmos. Os critérios acima são
obrigatórios, sendo desclassificados pela Comissão Julgadora os trabalhos que
não se enquadrarem neste quesito.
d) para a EJA,
-
de I a IV Fases, a
construção das produções deverá ocorrer em sala de aula e/ou outras
dependências da escola e registradas por escrito pelo estudante. Através de uma
apreciação na Unidade Escolar, escolher os
três (03) melhores textos individuais da escola e enviá-los junto da ficha de
inscrição completa à SEMED, aos cuidados da Coordenação de Incentivo à
Leitura.
-
de V a VIII Fases,
a criação das histórias deverá ocorrer em sala de aula e/ou outras dependências
da escola e registradas por escrito pelo estudante. Através de uma apreciação,
escolher as três (3) melhores produções individuais de cada categoria da
escola e enviá-los junto da ficha de inscrição completa à SEMED, aos
cuidados da Coordenação de Incentivo à Leitura.
II - Da Secretaria de Educação: formará uma comissão julgadora para
a escolha das melhores trabalhos.
a) Da Educação Infantil (Creche)
serão escolhidos os três (3) melhores cartazes, produzidos com desenhos
seqüenciais que reflitam de maneira lógica e sequencial a música a que se
referem.
b) Da Educação Infantil (4 e 5
anos) serão escolhidos os três (3) melhores livros, produzidos com desenhos
seqüenciais, que reflitam de maneira lógica e sequencial o texto em cordel a
que se referem.
c) Da Educação Especial,
serão escolhidos os três (3) melhores livros, produzidos com desenhos
seqüenciais que reflitam de maneira lógica e sequencial o texto em cordel a que
se referem.
d) Dos Anos Iniciais, serão
escolhidos, num primeiro momento, os 12 (doze) melhores trabalhos da Rede,
sendo 06 (seis) do Ciclo e 06 (seis) de 4º e 5º anos cujos autores farão a
contação de seus respectivos textos para a comissão, em dia a ser estabelecido
pela SEMED. Dentre estes, serão premiados os seis (06) melhores
escritores/contadores de histórias, sendo 03 (três) do Ciclo e 03 (três) de 4º
e 5º anos.
Para premiação geral, serão
observados todos os critérios:
- o texto;
- o gestual;
- a voz e
- a desinibição.
e) Dos Anos Finais, serão
escolhidos os 03 (três) melhores trabalhos de cada categoria, sendo observados
os seguintes critérios:
- o texto;
- a criatividade e
- o desenvolvimento peculiar
necessário para cada uma das categorias.
d) Da EJA, serão escolhidos:
os 03 (três) melhores lugares da I a IV Fase e o três (3) melhores lugares de
cada categoria da V a VIII Fase, sendo observados os seguintes critérios:
- o texto;
- a criatividade e
- o desenvolvimento peculiar
necessário para cada atividade.
CAPÍTULO V – Da Premiação
Art. 5º - Ao final do
concurso serão premiados com Kits de livros os melhores trabalhos.
§1º: Os estudantes (ou turmas) que,
ao final do processo de julgamento, tirarem os 03 (três) primeiros lugares de
cada categoria, seja esta individual ou coletiva, desde a Educação Infantil até
os Anos Finais da EJA. O professor regente do estudante que tirar o 1º
(primeiro) lugar de cada categoria, seja esta individual ou coletiva, desde a
Educação Infantil até os Anos Finais da EJA, também serão premiados com um Kit
de livros. Os professores de ATICOM dos estudantes dos Anos Finais premiados na
(1ª) primeira colocação de cada categoria que auxiliarem na construção e
escolha dos textos, receberão uma premiação pela participação.
CAPÍTULO VI – Da Comissão Julgadora
Art.
6º - Para o julgamento, a comissão julgadora será composta pela equipe de
Coordenação de Incentivo à Leitura, por membros do Setor Pedagógico da
Secretaria Municipal de Educação de Mesquita e por professores convidados que
não tenham vínculo com a Rede Municipal de Ensino de Mesquita.
CAPÍTULO VII – Das Disposições
Gerais
Art.
7º - O Edital e as fichas de inscrição deverão ser entregues nas escolas no
período de 29 e 30 de abril de 2012. As fichas de inscrição, juntamente com os
trabalhos dos estudantes, deverão ser entregues à SEMED, aos cuidados do Setor
de Incentivo à Leitura no período de 04 a 06 de junho de 2012. Não serão aceitos trabalhos fora do
prazo estipulado sendo desclassificados automaticamente.
§1º A etapa de contação de
histórias, a priori, será nos dias 13 e/ou 14 de agosto de 2012. A data da Premiação se dará, a priori, no dia
22 de agosto. As Unidades Escolares
serão informadas do resultado através de ofício enviado as mesmas e através de
seus e-mails institucionais.
§2º Todos os
trabalhos inscritos no Prêmio Bem-Te-Vi 2012 serão doados à Secretaria
Municipal de Educação a fim de compor o acervo da mesma, portanto, não serão
devolvidos às Unidades ou aos seus criadores.
§3º Todos os trabalhos inscritos no Prêmio
Bem-Te-Vi 2012 estarão automaticamente autorizados ao uso de imagem pela
Secretaria Municipal de Educação. Sua anuência se dará através da assinatura do
responsável na ficha de inscrição, autorizando o aluno a participar do
Concurso. Em se tratando de alunos maiores de 18 (dezoito) anos, o próprio
poderá assinar sua ficha.
§4º As Unidades que possuem o Projeto Clube de
Leitura ou Carrinho da Leitura, os quais são efetivamente voltados ao
desenvolvimento e gosto pela leitura literária, terão que participar do
concurso. Em contrapartida, suas dinamizadoras auxiliarão indiretamente na
produção e confecção dos trabalhos junto a alunos e professores através do
desenvolvimento de seus planejamentos, não cabendo para si a responsabilidade
direta para tal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário