Prêmio Bem-te-vi





EDITAL DO CONCURSO ALUNOS CONTADORES E ESCRITORES DE HISTÓRIAS
PRÊMIO BEM-TE-VI (6ª Edição - 2012)

            A Secretaria de Educação do Município de Mesquita, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos professores interessados da Rede Municipal de Mesquita que desejarem inscrever seus estudantes na 6ª edição do Concurso Alunos Contadores Escritores de Histórias 2012 – Prêmio Bem-Te-Vi, que faz parte do Projeto “Em Mesquita, Criança Faz Arte”, nas condições e exigências estabelecidas neste Edital.

REGULAMENTO DO CONCURSO PRÊMIO BEM-TE-VI

CAPÍTULO I – Da nomenclatura do prêmio
           
Art. 1º - O nome dado ao prêmio foi escolhido por tratar-se de uma das aves mais conhecidas do Brasil, sendo assim, também muito encontrada na Gleba Municipal, no município de Mesquita.  Seu nome genérico (Pitangus Sulphuratis) provém de pitanguá, nome que lhe davam os indígenas brasileiros do grupo Tupi. Costuma capturar peixinhos na beira dos rios ou lagos de pouca profundidade e banhar-se nos tanques ou chafarizes das praças públicas, nos pequenos rios e córregos.      
            . 
CAPÍTULO II – Dos objetivos

Art. 2º - A Secretaria promoverá o Concurso Alunos Contadores e Escritores de Histórias – Prêmio Bem-te–vi, visando estimular o incentivo à leitura através da contação e produção textual dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Mesquita.


CAPÍTULO III – Das categorias e das regras de produção de trabalhos

            Art. 3º - O concurso no ano de 2012 vem ao encontro da temática proposta à Rede neste ano letivo: os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga e a constituição e vinda das famílias mesquitenses . O mesmo será concebido em categorias e regras de produção a seguir:

I - Educação Infantil (CRECHE):
            Produzir desenhos sequenciais, COLETIVAMENTE, em cartaz único tamanho papel 40 Kg, da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, dividido pelas estrofes.
Modelo:                            
                    

II - Educação Infantil (4 e 5 anos): Produção de desenhos sequenciais
 Produzir, COLETIVAMENTE, desenhos de maneira sequencial voltados para a cultura popular nas histórias em cordel do livro Minhas Rimas de Cordel, de César Odeid, Ed. Moderna, construindo um pequeno livro da turma participante.

III - Educação Especial (incluindo a Escola de Educação Especial e Salas de Recursos das Unidades Escolares): Produção de desenhos seqüenciais num livro
 Produzir, COLETIVAMENTE, desenhos de maneira sequencial voltados para a cultura popular baseados em livros de literatura de cordel, construindo um livro da turma participante.
           
IV – Ensino Fundamental - Anos Iniciais (Ciclo de Alfabetização): Produção de história
Produzir, por escrito, reconto baseado no livro Chapeuzinho de Palha e o Primeiro Livro, de Sandra Aymoré, da Fundação Educar, que deve ser escrito INDIVIDUALMENTE pelo estudante ou pelo professor caso o aluno ainda não tenha autonomia para tal (etapas de alfabetização), desde que reflita integralmente a fala do estudante.

V – Ensino Fundamental – Anos Iniciais (4° e 5° ano): Produção de Reconto
            Produzir, individualmente, texto em literatura de cordel com 03 (três) ou 05 (cinco) sextilhas sobre tema geral, contendo capa com ilustração, conforme formato desta tipologia textual. Deve ser escrito pelo aluno ou pelo professor caso aquele ainda não tenha autonomia para tal (somente àqueles que frequentam o GEEMPA), desde que reflita integralmente a fala do estudante.

VI – Ensino Fundamental - Anos Finais: textos produzidos individualmente pelos estudantes nas seguintes categorias: Conto; História em quadrinhos e Produção de Literatura de Cordel a serem apreciados, na escola, pelos professores de Língua Portuguesa (e de ATICOM através de uma possível parceria).
a) As regras das produções dos estudantes dos Anos Finais, que devem ser individuais e originais, de criação do próprio estudante, são:

- Conto
Regras: composto de no mínimo 01 e no máximo 02 páginas.  Baseado na música Triste Partida, de Luiz Gonzaga.  Deve ter capa e a ilustração é opcional.

- História em Quadrinhos:
Regras: composta de no mínimo 01 e no máximo 03 páginas em meia folha A4 em formato paisagem (deitada), baseada no Cordel O Romance no Pavão Misterioso, de José Camelo de Melo Rezende.  Nesta categoria serão julgados tanto os desenhos quanto o texto.


- Produção de Literatura de Cordel
Regra: deve conter de 05 (cinco) a 07 (sete) sextilhas sobre o tema Município de Mesquita ou sobre o povo Mesquitense, contendo capa com ilustração, conforme formato desta tipologia textual. 

VII – Ensino Fundamental - EJA - I a IV Fase: Produção, por escrito, de redação cujo tema central é: “Como sua família tornou-se moradora do município de Mesquita?” que deve ser escrita individualmente pelo estudante, com apenas 01 (uma) lauda, podendo ser frente e verso.

VIII – Ensino Fundamental - EJA - V a VIII Fase: Produção de textos produzidos individualmente pelos estudantes, nas seguintes categorias: Conto e Produção de Literatura de Cordel a serem apreciados pelos professores de Língua Portuguesa (e de ATICOM através de uma possível parceria).

- Conto
Regras: composto de no mínimo 01 e no máximo 02 páginas, inspirado ou no filme O Auto da Compadecida, do livro de mesmo nome de Ariano Suassuna ou na música A Triste Partida de Luiz Gonzaga.  Deve ter capa e a ilustração é opcional.

- Produção de Literatura de Cordel
Regra: deve conter de 05 (cinco) a 07 (sete) sextilhas sobre o tema Município de Mesquita ou sobre o povo Mesquitense, contendo capa com ilustração, conforme formato desta tipologia textual.

CAPÍTULO IV – Dos procedimentos e julgamentos:

            Art. 4º - Os procedimentos e os critérios de julgamento serão:
I - Internos da Unidade Escolar - são os procedimentos realizados pelo professor dentro da escola e/ou demais membros da mesma, escolhidos criteriosamente para tal, descriminados os segmentos abaixo:
a) para a Educação Infantil (CRECHE), a contação das histórias deverá ocorrer em sala de aula e/ou outras dependências da escola, bem como a confecção dos desenhos seqüenciais a fim de produzir o cartaz da música de forma conjunta pela turma participante.  Através de uma apreciação na Unidade, a escola escolherá as três (3) melhores produções conjuntas dos cartazes feitos pelas turmas e enviá-los junto com a ficha de inscrição completa de cada estudante à SEMED, aos cuidados do Setor de Incentivo à Leitura, juntamente com um CD com fotos do processo de “Making off” da produção das turmas selecionadas.

a) para a Educação Infantil (4 e 5 anos), a contação das histórias deverá ocorrer em sala de aula e/ou outras dependências da escola, bem como a confecção dos desenhos seqüenciais a fim de que se construam os livros a serem produzidos pelos estudantes participantes.  Através de uma apreciação conjunta na Unidade, a escola escolherá as três (3) melhores produções conjuntas de desenhos seqüenciais feitas pelos estudantes daquela Unidade e enviá-las junto com a ficha de inscrição completa de cada estudante à SEMED, aos cuidados do Setor de Incentivo à Leitura.

b) para os Anos Iniciais, a produção inicial das histórias deverá ocorrer em sala de aula e/ou outras dependências da escola e registrada por escrito pelo estudante ou pelo professor caso o aluno ainda não tenha autonomia para tal (somente àqueles do Ciclo de Alfabetização ou que frequentam o GEEMPA), desde que reflita integralmente a fala do estudante.
 Através de uma apreciação, escolher os três (03) melhores trabalhos dos “escritores/contadores de histórias” da escola e enviar a ficha de inscrição completa à SEMED, aos cuidados da Coordenação de Incentivo à Leitura juntamente com a produção feita pelo estudante.  Lembrando que cada estudante poderá concorrer em apenas um trabalho;

c) para os Anos Finais, a construção dos textos nas categorias descritas do CAPÍTULO III, art. 23º, item VI, devem ser organizadas em sala de aula a fim de serem apreciados pelos professores de Língua Portuguesa (e de ATICOM – Atividades Complementares - através de uma possível parceria) e escolhidos os 03 (três) primeiros em cada categoria de sua escola, indiferente o ano de escolaridade do estudante, isto é, de 6º ao 9º ano.   Somente os 03 (três) textos escolhidos, junto com as respectivas fichas de inscrição, serão entregues à Secretaria de Educação aos cuidados do Setor de Incentivo à Leitura.

Obs.: O professor dos Anos Iniciais e Finais deve auxiliar o estudante quanto à correção ortográfica, coerência e coesão dos textos desde que não faça modificações quanto à criação dos mesmos.  Os critérios acima são obrigatórios, sendo desclassificados pela Comissão Julgadora os trabalhos que não se enquadrarem neste quesito.

d) para a EJA,
- de I a IV Fases, a construção das produções deverá ocorrer em sala de aula e/ou outras dependências da escola e registradas por escrito pelo estudante. Através de uma apreciação na Unidade Escolar, escolher os três (03) melhores textos individuais da escola e enviá-los junto da ficha de inscrição completa à SEMED, aos cuidados da Coordenação de Incentivo à Leitura.
- de V a VIII Fases, a criação das histórias deverá ocorrer em sala de aula e/ou outras dependências da escola e registradas por escrito pelo estudante. Através de uma apreciação, escolher as três (3) melhores produções individuais de cada categoria da escola e enviá-los junto da ficha de inscrição completa à SEMED, aos cuidados da Coordenação de Incentivo à Leitura. 

II - Da Secretaria de Educação: formará uma comissão julgadora para a escolha das melhores trabalhos. 
a) Da Educação Infantil (Creche) serão escolhidos os três (3) melhores cartazes, produzidos com desenhos seqüenciais que reflitam de maneira lógica e sequencial a música a que se referem.

b) Da Educação Infantil (4 e 5 anos) serão escolhidos os três (3) melhores livros, produzidos com desenhos seqüenciais, que reflitam de maneira lógica e sequencial o texto em cordel a que se referem.

c) Da Educação Especial, serão escolhidos os três (3) melhores livros, produzidos com desenhos seqüenciais que reflitam de maneira lógica e sequencial o texto em cordel a que se referem.

d) Dos Anos Iniciais, serão escolhidos, num primeiro momento, os 12 (doze) melhores trabalhos da Rede, sendo 06 (seis) do Ciclo e 06 (seis) de 4º e 5º anos cujos autores farão a contação de seus respectivos textos para a comissão, em dia a ser estabelecido pela SEMED. Dentre estes, serão premiados os seis (06) melhores escritores/contadores de histórias, sendo 03 (três) do Ciclo e 03 (três) de 4º e 5º anos.
Para premiação geral, serão observados todos os critérios:
- o texto;
- o gestual;
- a voz e
- a desinibição.

e) Dos Anos Finais, serão escolhidos os 03 (três) melhores trabalhos de cada categoria, sendo observados os seguintes critérios:
- o texto;
- a criatividade e
- o desenvolvimento peculiar necessário para cada uma das categorias.

d) Da EJA, serão escolhidos: os 03 (três) melhores lugares da I a IV Fase e o três (3) melhores lugares de cada categoria da V a VIII Fase, sendo observados os seguintes critérios:
- o texto;
- a criatividade e
- o desenvolvimento peculiar necessário para cada atividade.

CAPÍTULO V – Da Premiação
Art. 5º - Ao final do concurso serão premiados com Kits de livros os melhores trabalhos.
§1º: Os estudantes (ou turmas) que, ao final do processo de julgamento, tirarem os 03 (três) primeiros lugares de cada categoria, seja esta individual ou coletiva, desde a Educação Infantil até os Anos Finais da EJA. O professor regente do estudante que tirar o 1º (primeiro) lugar de cada categoria, seja esta individual ou coletiva, desde a Educação Infantil até os Anos Finais da EJA, também serão premiados com um Kit de livros. Os professores de ATICOM dos estudantes dos Anos Finais premiados na (1ª) primeira colocação de cada categoria que auxiliarem na construção e escolha dos textos, receberão uma premiação pela participação.

CAPÍTULO VI – Da Comissão Julgadora

            Art. 6º - Para o julgamento, a comissão julgadora será composta pela equipe de Coordenação de Incentivo à Leitura, por membros do Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita e por professores convidados que não tenham vínculo com a Rede Municipal de Ensino de Mesquita.

CAPÍTULO VII – Das Disposições Gerais
           
            Art. 7º - O Edital e as fichas de inscrição deverão ser entregues nas escolas no período de 29 e 30 de abril de 2012. As fichas de inscrição, juntamente com os trabalhos dos estudantes, deverão ser entregues à SEMED, aos cuidados do Setor de Incentivo à Leitura no período de 04 a 06 de junho de 2012.   Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado sendo desclassificados automaticamente.
§1º A etapa de contação de histórias, a priori, será nos dias 13 e/ou 14 de agosto de 2012.  A data da Premiação se dará, a priori, no dia 22 de agosto. As Unidades Escolares serão informadas do resultado através de ofício enviado as mesmas e através de seus e-mails institucionais.                 
§2º Todos os trabalhos inscritos no Prêmio Bem-Te-Vi 2012 serão doados à Secretaria Municipal de Educação a fim de compor o acervo da mesma, portanto, não serão devolvidos às Unidades ou aos seus criadores.
 §3º Todos os trabalhos inscritos no Prêmio Bem-Te-Vi 2012 estarão automaticamente autorizados ao uso de imagem pela Secretaria Municipal de Educação. Sua anuência se dará através da assinatura do responsável na ficha de inscrição, autorizando o aluno a participar do Concurso. Em se tratando de alunos maiores de 18 (dezoito) anos, o próprio poderá assinar sua ficha.
§4º  As Unidades que possuem o Projeto Clube de Leitura ou Carrinho da Leitura, os quais são efetivamente voltados ao desenvolvimento e gosto pela leitura literária, terão que participar do concurso. Em contrapartida, suas dinamizadoras auxiliarão indiretamente na produção e confecção dos trabalhos junto a alunos e professores através do desenvolvimento de seus planejamentos, não cabendo para si a responsabilidade direta para tal.

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