terça-feira, 30 de março de 2010

Inscrições para o Prêmio Viva Leitura 2010 estão abertas


 
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2010, iniciativa que tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer experiências relacionadas à leitura. Esta é a quinta edição do Vivaleitura, que tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016) e é a maior premiação individual para o fomento à leitura no Brasil. Durante as quatro edições anteriores, cerca de 8,5 mil projetos já foram inscritos.
Trabalhos em prol da leitura desenvolvidos por instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil inteiro podem ser inscritos em três categorias distintas, concorrendo a um prêmio de R$ 30 mil por categoria. São elas: (1) Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) Escolas públicas e privadas; e (3) Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Maiores informações no site do Viva Leitura

segunda-feira, 29 de março de 2010

Feira de Livros "Contos e Livros" em Mesquita

 
A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SEMCTEL) realizará do dia 30 de março a 18 de abril, das 10h às 20h, a Feira do Livro “Contos e Livros”, na Praça Elizabeth Paixão, Centro de Mesquita.
SEMCTEL
 
O projeto Feira do Livro tem como objetivo aumentar o interesse da população pela leitura e expandir o nível cultural dos mesquitenses. A visitação ao evento é gratuita e os livros estarão a preços populares.
De acordo com a SEMCTEL, para encerrar o projeto com chave de ouro, será realizada no dia 18 de abril, às 11h, uma contação de história para a população presente.

domingo, 28 de março de 2010

Quinzena de Combate ao Racismo

O Forum do Movimento Negro de Mesquita e a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial  convida os professores para a Quinzena de Combate ao Racismo. Veja a programação:

Ultrapassamos 5.000 acessos!

fogos3 É com muita alegria que gostaríamos de comparthar essa marca com vcs. Sim, pois devemos o sucesso do blog à todos os nossos amigos, novos amigos (que ganhamos graças ao blog), e à todos aqueles que, pelas suas “naveganças” na rede, esbarraram neste espaço. E gostaram.

Assim cremos que estamos no nosso rumo, alcançando nosso objetivo, que é mostrar o trabalho dos nossos professores, dinamizadores e estimuladores da prática do LER no município de Mesquita.

É claro que temos muitoooo o que fazer. Mas, parafraseando Renato Russo “e nossa história não estará pelo avesso assim, sem final feliz. Teremos coisas bonitas pra contar. E até lá, vamos viver, temos muita coisa por fazer. Não olhe prá trás, apenas começamos… o mundo começa agora. Apenas começamos…” (Legião Urbana – Metal conta as Nuvens)

sábado, 20 de março de 2010

20 de março: Dia do Contador de Histórias

contando-historias É minha gente. É hoje! E para comemorar e homenagear esses seres que encantam, uma singela mensagem:

MENSAGEM PARA UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Quase num passe de mágica um livro é acariciado por mãos habilidosas e surgem muitas histórias. Depois alguém dotado de luz própria empresta a estas histórias sua alma. Então o inesperado acontece: Com marionetes, máscaras, adereços e instrumentos musicais o Contador de Histórias movimenta personagens encantados, a magia dos reis e princesas, a esperteza dos heróis e a sabedoria dos bichos. O Contador de Histórias, ri, chora e faz brotar lágrimas de alegrias e de tristezas que não se esquecem mais. Contador de Histórias é aquele que deixa que muitas histórias aconteçam: Contos de Fadas, Contos Maravilhosos, Contos Tradicionais, Contos de Encantamento dos quatro cantos do mundo; é aquele que fala à alma as misteriosas profundidades do coração e da imaginação; é aquele que promove um escutar e olhar fazendo com que todos sintam o frio, o medo, a paz, a felicidade, a fome, as cores, os cheiros, e as mais diversas sensações suscitadas pelas histórias que harmonizam, acalmam, despertam sentimentos adormecidos, fortalecem, trazem luzes e alternativas; é aquele que brinca o jogo teatral como quem brinca com a vida; é aquele que se encontra no fantástico mundo do faz de conta, brincando os caminhos mágicos dos contos de fadas. O Mundo Mágico é assim Parece um grande Milagre enfim. Essa é sua Grande Missão! Conte Histórias com sorriso, amor e muita imaginação!

FONTE: www.marionetesaude.blogspot.com

segunda-feira, 15 de março de 2010

Data para reflexão: 21 de Março - Dia Internacional contra a discriminação racial


No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.

Aproveite esta data para refletir: você tem ou já teve atitudes racistas? E mais: De que maneiras você contribui em sala de aula para reverter esse quadro? Que reflexões sobre o tema são levadas aos seus alunos?

FONTE:http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=3&p_secao=59

quarta-feira, 10 de março de 2010

Lenda africana: A cabaça da criação

Esta história foi adaptada pela equipe da "Folhinha", pelas contadoras do grupo Eboka Cantar e Contar. Maiores informações, clique aqui.




A cabaça da criação
Olorum, senhor do céu, foi quem criou tudo: as árvores, os rios, os bichos.
Mas, num certo dia, ele se sentiu muito sozinho e, por isso, resolveu criar seres iguais a ele. Então inventou a cabaça da criação.
Usou argila, moldou, fez que fez e refez, tornou a moldar. Até que percebeu que não era capaz de fazer os seres sozinho, que precisava de ajuda para dar vida. E essa ajuda ele pediu às Ya Mi, “as mães ancestrais”.
As Ya Mi eram poderosas e temidas feiticeiras, donas dos pássaros que cumpriam suas ordens. Elas traziam dentro de si a força feminina, que, assim como a terra, abraça, guarda e protege a semente até que esteja pronta para germinar.
E juntos eles trabalharam: as Ya Mi cuidavam da cabaça da criação, e Olorum dava sopro que semeava a vida. Um completava o outro.
É por isso que Olorum decidiu dar a todas as outras mulheres o poder de gerar os seres humanos.
As mulheres, enquanto geravam seres, brincavam de fazer bonecos. Nessa brincadeira, elas colocavam todos os seus sonhos, pois acreditavam que quanto mais bonitos e bem costurados fossem esses bonecos, mais belos seriam os seres que iriam gerar. Seus bonecos eram de todos os tipos, tamanhos e cores. Foi assim que elas criaram as diferentes raças e nações.
Sentadas, de pernas abertas, elas preservaram a vida.
HISTÓRIA ADAPTADA PELA ATRIZ ERIKA CORACINI E PELA CANTORA VERLUCIA NOGUEIRA A PARTIR DO MITO DAS YA MI, DO CULTO DAS GELEDÈS E DO LIVRO “MITOLOGIA DOS ORIXÁS” (COMPANHIA DAS LETRAS), DE REGINALDO PRANDI. A ILUSTRAÇÃO É DE ANDRÉIA VIEIRA. FOLHINHA DE SÃO PAULO.


terça-feira, 9 de março de 2010

Tendas que contam histórias no "De mãos dadas com a cidadania"


No último sábado, dia 06 de março, o Setor de Incentivo à Leitura participou com o Projeto Tendas Que Contam Histórias, do I ‘Mãos Dadas com a Cidadania’ em 2010, cuja temática foi sobre o Dia Internacional da Mulher.

            O Setor projetou a Tenda na temática proposta mesclando a mesma com o Dia Internacional da Mulher e a proposta sugerida pela SEMED de se trabalhar a cultura afro-brasileira nas escolas da rede municipal.   Assim sendo, a história contada foi ‘A Cabaça da Criação’ que uniu a força feminina simbolizada por este mito africano, que fala sobre o poder da criação (gerar filhos) feminino associada a personalidades femininas brasileiras, dando maior enfoque àquelas mesquitenses (fotos que ilustravam a Tenda).
            Como a história fala sobre a moldagem de bonecos de argila que simbolizavam a criação dos seres humanos, após a contação da história, as crianças eram convidadas a criar bonecos de massinha de modelar como se estivessem imitando a personagem da história.
Veja fotos do evento:




Oficina de contação de histórias


Oficina de Contação de Histórias
"O Contador de Histórias"

. Ministrantes: As Alquimistas da Palavra
Sonia Sampaio e Deka Teubl
Profas. (Letras) e Contadoras de Histórias

. Programa:
- O Contador de Histórias: seu papel, sua importância
- Habilidades do Contador de Histórias
- Diversos Tipos de Narrativas: fábula, lenda, mito, apólogo, conto, conto de fadas, crônica, páginas de romance
- Atividades Lúdicas de Expressão Corporal e Expressão Vocal
- O Conto Popular e o Conto Autoral
- Para Quem, Onde e Quando Contar Histórias
- Prática de Contação de Histórias
- Bibliografia
- Entrega de certificados

. Biblioteca Popular de Botafogo "Machado de Assis" (RJ)
. Endereço: Rua Farani, 53 - (próx. à Universidade Santa Úrsula)
. Dias: 17, 24 e 31 de março de 2010 (quartas-feiras)
. Horário: das 14:00 às 17:00 horas
. Carga horária: 9 horas (3 encontros de 3 horas)
. Investimento: R$90,00 (com material didático) - Professores Dinamizadores dos Clubes de Leitura de Mesquita pagam apenas R$ 80,00!!!
. Inscrição: até o dia 15/03/2010 com
- Sonia Sampaio / e-mail: sonia.sampaio@oi.com.br
Fone: (21) 2551-3572 ou
- Deka Teubl / e-mail: dekateubl@yahoo.com.br
Fone: (21) 3237-7237

Curso na área de História

Essa notícia é para aqueles que, além de contadores, são historiadores, rsrsrs...

Curso: CONTRIBUIÇÕES DOS AFRO-BRASILEIROS NA FORMAÇÃO DE NOSSA SOCIEDADE


Já estão abertas as inscrições para o curso de História, “Contribuições dos afro-brasileiros na formação da nossa sociedade”, do dia 10 a 31 de março, na Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu. As aulas iniciarão no dia 14 de abril.

O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos sobre a formação do povo brasileiro, suas raízes e manifestações sociais, além de contribuir para a valorização da nossa cidadania através de uma visão história e cultural de nossa sociedade.

Mais acessadas