09/11 – CONVERSA COM O AUTOR
O evento Terça Literárias estreia com o projeto Conversa com o Autor que apresenta Edney Silvestre e seu primeiro romance “Se eu Fechar os Olhos Agora” com mediação de Cristiane Costa.
Edney Silvestre – o jornalista e escritor ganhou o Prêmio Jabuti 2010 de melhor romance e o Prêmio São Paulo de Literatura 2010 na categoria estreante com o romance “Se eu fechar os olhos agora”. Edney criou o programa Brasileiros na TV Globo. É também conferencista, roteirista, produtor e apresentador da televisão brasileira e foi correspondente internacional por mais de uma década em Nova York primeiro pelo O Globo depois pela TV Globo. Escreveu “Outros Tempos” sobre os efeitos do ataque terrorista de 11 de setembro na vida americana. Edney foi o primeiro jornalista brasileiro a chegar ao local do atentado em 2001.
Cristiane Costa – é professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Eco-UFRJ e editora de não-ficção da Nova Fronteira. É doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Paac). Formada em jornalismo pela UFF, foi editora do Caderno Idéias (suplemento literário do Jornal do Brasil), da revista Nossa História e do Portal Literal. É autora de 'Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil' e de 'Eu compro essa mulher: romance e consumo nas telenovelas brasileiras e mexicanas”.
16/11 – GERAÇÃO 00
A professora e pesquisadora Beatriz Rezende apresenta dois nomes da Geração 00: Ramon Mello e Cecília Giannetti.
Beatriz Rezende – lançou recentemente o livro “Contemporâneos” onde trata de jovens autores brasileiros. Beatriz é bacharel e licenciada em Português e Literaturas , mestre em Teoria da Literatura e doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escreve regularmente para suplementos literários do Rio e São Paulo. Atualmente é Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ramon Mello – lançou recentemente o livro de poesia “Vinis Mofados” e já havia escrito “Tumorgrafias” em 2006. Ramon é escritor, poeta, jornalista e ator - formado pela Escola de Teatro Martins Pena. Mantém o BLOG 'Sorriso do Gato de Alice' e o ‘Click(IN)VERSOS’, no portal Click21 – especializado em entrevistas com jovens escritores. Atualmente, finaliza o romance 'all star bom é all star sujo'.
Cecília Gianetti - é autora do romance "Lugares que Não Conheço, Pessoas que Nunca Vi" e tem contos publicados em antologias da Ediouro, Record, Casa da Palavra e La Nuova Frontiera (Itália). Foi também finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2008. Ela é colunista da Folha de São Paulo e faz o blog "Apocalipso" na Folha Online.
23/11 – CINE-LITERATURA
A estreia do projeto Cine-Literatura apresenta o documentário longa-metragem “Só dez por cento é mentira” de Pedro César e o curta-metragem “a Língua das Coisas” de Alan Minas, com mediação do jornalista e critico de cinema Rodrigo Fonseca e da pesquisadora Marcela Medina.
Pedro César – o filme “Só dez% por cento é mentira” é sobre o poeta mato-grossense Manoel de Barros. César levou dez anos para realizar o filme, boa parte deste tempo para convencer Manoel de Barros, um conhecido recluso, a participar do filme. César é diretor também de Fabio Fabuloso (2004) com o qual ganhou o Primeiro Prêmio Bravo de Cultura Prime 2005, além dos prêmios do júri popular no Festival de Cinema do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2004. Publicou dois livros de poesia: Puizía e Concepção de Frases em Ninhos de Água.
Alan Minas – o mais recente curta do cineasta é “A Língua das Coisas” sobre o universo de Manoel de Barros. Em 2009 ele realizou o curta “Morte Inventada” sobre alienação parental. Em 2006 “Homens ao Mar”, em 2004 “O Refém” e em 2002 “a Encomenda”.
Rodrigo Fonseca – repórter, crítico de cinema de O Globo é também produtor editorial e professor da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Escreveu os livros Meu Compadre Cinema – Sonhos, Saudades e sucessos de Nelson Pereira dos Santos e de Cinco + Cinco – Os Melhores Filmes Brasileiros em Bilheteria e Crítica, em co-autoria com Carlos Diegues e Luiz Carlos Merten.
Marcela Medina – professora de língua e literatura, mestranda em Letras pela PUC-RJ e especialista e pesquisadora da obra do poeta Manoel de Barros.
30/11 – SARAU PROLER
A estreia do Sarau Proler é com o poeta Omar Salomão, com a atriz e perfomer Numa Ciro e com a pesquisadora e escritora Santuza Cambraia Neves.
Omar Salomão - é um artista multimídia como o pai Wally Salomão. Publicou seu primeiro poema Pedras Portuguesas aos 13 anos, na revista O Carioca. E aos 23 anos, é um dos apresentadores do programa Quarto Mundo (Multishow) e integrante da banda Vulgo Quinho & Os Caras, onde fala poesia e fez parte da antologia Enter de Heloísa Buarque de Hollanda. Seu primeiro livro de poesias foi À Deriva. Omar faz cinema na PUC-RJ e está escrevendo outro livro.
Numa Ciro – cantora,compositora e atriz, iniciou sua vida artística na Paraíba participando de varias montagens teatrais.Criou uma modalidade de teatro/canto que denominou Monólogo Cantante, espetáculo de canto a capela ao qual são incorporados elementos das artes plásticas, poesia e literatura.
Santuza Cambraia Naves – professora de Antropologia na PUC/RJ,é autora de livros sobre diversos aspectos da música popular brasileira como O Violão Azul:Modernismo e Música Popular. Da Bossa Nova à Tropicália, A MPB em Discussão. Acabou de lançar Canção Popular no Brasil, onde faz uma análise da chamada canção critica na cultura brasileira e do papel do intelectual como letrista na MPB.
07/12 – LENDO CLARISSE
O evento Lendo Clarice encerra o Projeto Terça Literárias de 2010 com homenagem aos 90 anos da escritora Clarice Lispector. Haverá performance da atriz Andréa Maciel, o vídeo Especial Clarice e um debate sobre a obra de Clarice com a biógrafa de Clarice, Teresa Montero, com as atrizes Zezé Polessa e Rita Elmor, com a jornalista e e pesquisadora da obra da escritora Claudia Nina, com o poeta Eucanaã Ferraz e com o cineasta e amigo de Clarice Luís Carlos Lacerda.
Teresa Montero – é autora de “Eu sou uma pergunta – uma biografia de Clarice Lispector (Rocco, 1999) e organizou também Correspondências – Clarice Lispector (Rocco, 2002) e Clarice Lispector – Outros escritos (Rocco, 2005). Ela criou o projeto O Rio de Clarice, passeios turísticos guiados por locais descritos na obra de Clarice. Teresa é doutora em Letras pela PUC/Rio e professora de literatura na Unesa e de arte-educação na Unissalle.
Zezé Polessa – é formada em Medicina mas optou pela carreira de atriz. Estreou em teatro em 1973 na peça Drácula de Bram Stocker, na TV em 1978 na novela Dancin’Days de Gilberto Braga e no cinema em 1986 em Romance da Enpregada. A partir daí fez cerca de 25 peças incluindo A mulher que matou os peixes de Clarice Lispector, fez sete filmes e atuou em cerca de 25 novelas e minisséries, a maioria da Rede Globo.
Rita Elmor – indicada ao Premio Shell de Melhor Atriz por sua atuação no monólogo Que Mistério Tem Clarice , sempre impressionou por sua semelhança física com a escritora. Participou das mini séries Os Maias, Capitu, Dalva e Herivelto e nas peças Hamlet ,como Ofélia . ao lado de Diogo Vilela e com Nathalia Timberg em Melanie Klein.
Claudia Nina - jornalista, ensaísta e crítica literária, autora do livro Literatura nos Jornais: a crítica literária dos rodapés às resenhas. É pesquisadora e especialista na obra de Clarice Lispector.
Eucanaã Ferraz – é professor de literatura brasileira na UFRJ e consultor de literatura do Instituto Moreira Salles. Edita, com André Vallias, a revista on line Errática voltada para arte e literatura. Publicou Bicho de Sete Cabeças e outros Seres Fantásticos ((2009), Poemas de Iara (2008), Cinemateca (2008), Rua do Mundo (2004), Desassombro (2002) prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional.
Luís Carlos Lacerda – faz cinema desde 1971, estreou com o filme Mãos Vazias, adaptação de obra de Lúcio Cardoso. Seu maior sucesso foi o filme Leila Diniz (1987). Realizou cerca de 30 curtas sobre personalidades da cultura brasileira. Seus filmes mais recentes foram For All – o Trampolim da Vitória (1997) e Viva Sapato, co-produção com a Espanha. Foi professor da Escola de Cinema de Cuba e da Universidade Estácio de Sá. Foi amigo de Clarice Lispector e autor, junto com Clarice Lispector do roteiro do curta-metragem O Ovo, em 1973 e recentemente dirigido pela sobrinha-neta de Clarice, Nicole Algranti.
Equipe de Comunicação da Casa da Leitura da Biblioteca Nacional
Rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras
Tel: 2557-7458
Site: bn.br/proler
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mais acessadas
-
Muitas vezes, nós temos dúvidas em relação à que atividades desenvolver para estimular os pequenos leitores. Para isso, a professora Rejane ...
-
É um sistema utilitário distribuído de maneira livre (freeware). Seu objetivo é o cadastro e gerenciamento de livros, revistas, vídeos, ...
-
Olá a todos! Temos a honra de comemorar este ano o centenário de um dos maiores músicos do cancioneiro popular: Luiz Gonzaga. Muitos tra...
-
Amigos, no blog Fábulas , encontramos algumas atividades bacanas sobra fábulas. Leia um trechinho da postagem: A fábula pode ser vista ...
-
Tentando ajudar aos professores de 6º ao 9º ano, disponibilizamos nesse espaço, uma matéria da Revista Nova Escola, que nos dá pistas sobr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário