terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Projeto "Ler é Bom, Experimente!" abre inscrições


Ler é essencial para formação do individuo. Embora essa premissa seja unanimidade entre educadores, os mecanismos de incentivo à leitura no Brasil ainda são muito escassos. A fim de proporcionar novas experiências com a literatura, o Grupo Projetos de Leitura criou o projeto "Ler é Bom, Experimente!", que conta com o patrocínio da Companhia de Seguros Aliança do Brasil, empresa do Banco do Brasil, pelo quarto ano consecutivo, e com o apoio do Ministério da Cultura. O projeto há 10 anos vem contribuindo para diminuir o déficit literário no Brasil.
Para 2011, a partir do dia 24 de janeiro até 31 de março, o Grupo abre inscrições para 600 Escolas da Rede Pública participarem do projeto, de incentivo à leitura, "Ler é Bom, Experimente!", dirigido ao público infantil, juvenil e adulto, que beneficiará cerca de 60 mil alunos. O trabalho consiste na doação de livros e desenvolvimento de atividades a partir da leitura, por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e as inscrições deverão ser efetuadas, pelo professor, no site www.projetosdeleitura.com.br.
As escolas inscritas receberão de 38 a 152 livros de autoria do escritor Laé de Souza, além de material de apoio como: folhas pautadas para redação, questionários e, ainda, uma cartilha pedagógica para auxiliar o professor a executar as atividades dentro da sala de aula.
Para o coordenador do Grupo Projetos de Leitura, o escritor Laé de Souza, nada desenvolve mais a capacidade verbal e de interpretação que a leitura de livros. "Os livros proporcionam um aprendizado leve e de forma natural. Pode-se observar que ao final da leitura os estudantes ficam enriquecidos com novas experiências, novas ideias, novo vocabulário, entre outras infinitas vantagens que essa prática pode oferecer", destaca Laé de Souza.

Obras no projeto

Em 2011 o projeto será aplicado com as obras "Radar, o cãozinho", "Quinho e o seu cãozinho - Um cãozinho especial" e "Espiando o mundo pela fechadura", sendo que a escola poderá participar com duas ou mais classes, recebendo, como doação, exemplares para todos os alunos.
Após a execução das atividades sugeridas pelo projeto, os alunos respondem um questionário sobre a obra e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nos personagens do livro. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outra obra de Laé de Souza. A outra grande oportunidade do projeto, é que os alunos participantes, a partir do 6º ano, concorrem a ter o seu texto no livro "As 50 melhores crônicas do Ler é Bom, Experimente! – Volume 3", que será lançado no final de 2011.
Sobre o Grupo Projetos de Leitura 
Criado em 1998, pelo escritor Laé de Souza, os trabalhos têm como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: criar o hábito da leitura. Os projetos, apoiados pelas leis de incentivo à cultura, são aplicados em escolas da rede pública, parques, praças, hospitais, transportes coletivos, hipermercados e outros.
Sobre o autor
Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: "Acontece", "Acredite se Quiser!", "Quinho e o seu Cãozinho" "Um cãozinho especial", "Nos Bastidores do Cotidiano" , "Espiando o Mundo pela Fechadura", "Coisas de Homem & Coisas de Mulher".
Aliança do Brasil
Criada em 1997, a Aliança possui uma diversificada carteira de produtos, composta por mais de 40 tipos de seguros que cobrem riscos pessoais e patrimoniais, entre eles os seguros de vida, residenciais, empresariais, rurais, de transporte e outros. São soluções para necessidades de pessoas físicas e jurídicas, em todos os segmentos, inclusive no agronegócio. A carteira de riscos pessoais e de outros ramos soma mais de 10 milhões de clientes.
Em um país em que a população lê em média 1,3 livro por ano (dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-livros), projetos de incentivo à leitura são mais que bem-vindos. Eles são essenciais para romper esse quadro alarmante e quebrar o paradigma que o brasileiro não gosta de lê. Imbuídos dessa premissa é que o Grupo Projetos de Leitura, de autoria do escritor Laé de Souza, surpreende pela quantidade e o sucesso das atividades realizadas ao longo de 2010.

2 comentários:

Mais acessadas