quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dinamizadores dos Clubes de Leitura tem sessão de cinema exclusiva







O III Encontro dos Professores Dinamizadores dos Clubes de Leitura realizado ontem (24/05) foi uma verdadeira “sessão pipoca”. Os docentes assistiram a exibição de dois vídeos. O primeiro, chamado de “Boneca boa, boneca má” demonstra um teste realizado com crianças negras dos Estados Unidos, em que essas atribuem adjetivos como “boa, má, legal, feia” a uma boneca branca e uma boneca negra, o flagrante do preconceito racial é reproduzido desde pequeno em relação da pele negra, como feia e de ser a pele que transmite sentimentos ruins na cabeça dos pequenos.
Após, foi exibido o longa-metragem “Kirikou e a Feiticeira”, filme do francês Michel Oncelot. O filme aborda as aventuras do pequeno Kiriku, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia dos caprichos da cruel feiticeira Karaba, responsável pela seca da fonte existente na aldeia onde mora o menino e, possivelmente, por comer o pai e os tios do menino. História baseada em uma lenda da África Ocidental.
Após a exibição dos vídeos, os professores participaram de uma roda de conversa, onde foram questionados de que forma o trabalho desenvolvido nos Clubes de Leitura e a exibição de filmes e documentários onde os personagens são negros podem contribuir para a valorização da cultura negra, o respeito à diversidade e a afirmação da identidade do afrodescendente.
No debate os professores relataram algumas experiências realizadas com livros que e valorizam a cultura negra e a satisfação que os docentes tem quando chegam novos livros voltados a este segmento nas bibliotecas escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais acessadas