segunda-feira, 31 de maio de 2010

Oficina para Contadores de História

Aqui vai mais uma dica de uma ótima oficina de contação de histórias:


"O Contador de Histórias"

. Ministrantes: As Alquimistas da Palavra
Sonia Sampaio e Deka Teubl
Profas. (Letras) e Contadoras de Histórias

. Programa:
- O Contador de Histórias: seu papel, sua importância
- Habilidades do Contador de Histórias
- Os Diversos Tipos de Narrativas: fábula, apólogo, lenda, mito, conto, conto de fada, crônica, páginas de de romance
- Atividades Lúdicas de Expressão Corporal e Expressão Vocal
- O Conto Popular e o Conto Autoral
- Para Quem, Onde e Quando Contar Histórias
- Produção Coletiva de Contos
- Contação de Histórias
- Bibliografia
- Entrega de certificados

. Local: Biblioteca Popular de Botafogo "Machado de Assis" (RJ)
. Endereço: Rua Farani, 53 - (próx. à Universidade Santa Úrsula)
. Dias: 16, 23 e 30 de junho de 2010 (quartas-feiras)
. Horário: das 14:00 às 17:00 horas
. Carga horária: 9 horas (3 encontros de 3 horas)
. Investimento: R$90,00 (com material didático)
. Inscrição: até o dia: 15/06/2010 com
- Sonia Sampaio / e-mail: sonia.sampaio@oi.com.br
Fone: (21) 2551-3572 ou
- Deka Teubl / e-mail: dekateubl@yahoo.com.br
Fone: (21) 3237-7237

Participe e compartilhe suas vivências e suas histórias

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Agora é Lei: todas as instituições de ensino deverão ter bibliotecas

Acompanhe o que diz a lei sancionada pelo Presidente Lula:


LEI No- 12.244, DE 24 DE MAIO DE 2010

Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do
País.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o As instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do país contarão com bibliotecas, nos termos desta Lei.
Art. 2o Para os fins desta Lei, considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura.
Parágrafo único. Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.
Art. 3o Os sistemas de ensino do País deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares, nos termos previstos nesta Lei, seja efetivada num prazo máximo de dez anos, respeitada a profissão de Bibliotecário, disciplinada pelas Leis nos 4.084, de 30 de junho de 1962, e 9.674, de 25 de junho de 1998.
Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 24 de maio de 2010; 189o da Independência e 122o da República.

Agora, acesse as notícias sobre a obrigatoriedade de bibliotecas escolares na redes públicas e privadas no siter do Correio do Brasil e Ig Educação

quarta-feira, 26 de maio de 2010

25 de maio: DIA DA ÁFRICA

Amigos, por um grande deslize da minha parte, eu não postei essa importante data. Aproveito o espaço e reproduzo o texto que Babi Amorim fez para todos os membros da rede Aruanda Mundi. Axé!
Uma mensagem a todos os membros de Aruanda Mundi

QUAL ÁFRICA?

25 de maio, dia da África. Não é à toa que a África é chamada de terra-mãe. A humanidade nasceu em seu ventre. Mas isso foi há tanto tempo que as pessoas nem se dão conta disso. Mais inaceitável é o povo brasileiro esquecer sua afrodescendência, afinal a África está muito presente em nosso país.

Mas a maioria de nosso povo não só não pára pra pensar que descende de africanos, como fica espantada quando tal fato é lembrado. Experimente dizer a alguém que você é descendente de africanos e prepare-se para receber um olhar de estranheza ou dúvida da outra pessoa. Afinal, nas escolas fala-se de "nossos avós" portugueses, nossos avós italianos, espanhóis, japoneses... Poucos falam dos nossos avós africanos, e a minoria fala disso sem demonstrar ignorância.

Mas com a Copa do Mundo a África está em evidência na mídia, com visões que mostram tanto uma simpatia pelas cores vibrantes e pela alegria, musicalidade e força do povo africano quanto preconceito por suas mazelas. Quem sabe é o momento de olhar para nossa mãe e redescobri-la?

Aqui, somos brasileiros de origem africana, ainda marginalizados, expostos à violência. (Quem nos protege da polícia, por exemplo?) A nossa África mítica, guardada carinhosamente em nosso inconsciente coletivo, que se expressa em nosso jeito de ser, essa África que é patrimônio único nosso, contrasta com a África atual, que precisamos (re)conhecer.


25 DE MAIO

A data de 25 de maio faz referência à criação da Organização da Unidade Africana, que ocorreu em 1963, na Etiópia. Nesse ano reuniram-se, de 22 a 25 de maio, 32 países africanos independentes para traçar uma estratégia de unidade do continente. Em 1972, a Organização das Nações Unidas instituiu o 25 de maio como Dia da Libertação Africana e em 2002, em Durban, África do Sul, 53 países instituíram a União Africana (UA).

A África é um continente com aproximadamente 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terra. Ao norte é banhado pelo Mar Mediterrâneo, ao leste pelas águas do oceano Índico e a oeste pelo oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas desses dois oceanos.

É o segundo continente mais populoso do Mundo (depois da Ásia), com aproximadamente 800 milhões de habitantes.

É basicamente agrário, pois cerca de 63% da população habita no meio rural, enquanto somente 37% mora em cidades.

O principal bloco econômico é a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), formada por 14 países, dentre os quais Angola e África do Sul.

O continente foi subdesenvolvido pelas seguidas dominações europeias que ocorreram, tendo sido drenadas de suas terras não só a riqueza de seu solo e subsolo, mas um grande contingente humano.

Os africanos e seus descendentes dispersos pelo mundo formam a diáspora negra e são responsáveis, consciente ou inconscientemente, pela perpetuação da cultura, de hábitos e modos de vida herdados de civilizações ancestrais (como a ideia de energia vital, o axé, e a celebração da vida por meio dos ritmos e danças). A África é o continente onde a vida se originou e ali floresceram fantásticas civilizações, como a egípcia, os impérios do Mali, de Gana; a Etiópia, um dos Estados mais antigos do mundo e onde pode ter surgido a espécie Homo sapiens.

A tradição oral africana (que tem nos griots, contadores de histórias, seu símbolo) não impediu que florescesse uma literatura que teve, inclusive, importante papel nas guerras de libertação africana das décadas de 60 e 70. Em termos de língua portuguesa, por exemplo, há a a obra de Agostinho Neto, Pepetela, Jorge Macedo, José Craveirinha, entre outros. Segue um poema de um dos mais importantes escritores de Angola, Jorge Macedo:


POEMA DE AMOR

Adoro-te, África semente,
amor profundo,
nobre fruto do meu eu vivente.

Adoro a calidez das tuas tranças,
manta preta do meu primeiro calafrio.

E o dorso largo em que dormi o sono infantil
e acordei já homem feito.

Tarde de autógrafos

Dinamizadores dos Clubes de Leitura tem sessão de cinema exclusiva







O III Encontro dos Professores Dinamizadores dos Clubes de Leitura realizado ontem (24/05) foi uma verdadeira “sessão pipoca”. Os docentes assistiram a exibição de dois vídeos. O primeiro, chamado de “Boneca boa, boneca má” demonstra um teste realizado com crianças negras dos Estados Unidos, em que essas atribuem adjetivos como “boa, má, legal, feia” a uma boneca branca e uma boneca negra, o flagrante do preconceito racial é reproduzido desde pequeno em relação da pele negra, como feia e de ser a pele que transmite sentimentos ruins na cabeça dos pequenos.
Após, foi exibido o longa-metragem “Kirikou e a Feiticeira”, filme do francês Michel Oncelot. O filme aborda as aventuras do pequeno Kiriku, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia dos caprichos da cruel feiticeira Karaba, responsável pela seca da fonte existente na aldeia onde mora o menino e, possivelmente, por comer o pai e os tios do menino. História baseada em uma lenda da África Ocidental.
Após a exibição dos vídeos, os professores participaram de uma roda de conversa, onde foram questionados de que forma o trabalho desenvolvido nos Clubes de Leitura e a exibição de filmes e documentários onde os personagens são negros podem contribuir para a valorização da cultura negra, o respeito à diversidade e a afirmação da identidade do afrodescendente.
No debate os professores relataram algumas experiências realizadas com livros que e valorizam a cultura negra e a satisfação que os docentes tem quando chegam novos livros voltados a este segmento nas bibliotecas escolares.

domingo, 23 de maio de 2010

Oficina de Contação de Histórias



Módulo I
Com a professora: Ilana Pogrebinschi

Atriz profissional desde 1992 e Contadora de Histórias desde 2000. Neste momento desenvolve um trabalho solo de Contação com bonecos, fantoches, máscaras de papel machê que confecciona e com música ao vivo. Toca violão, percussões e flauta transversa. Estreou o espetáculo Trança de Flor com contos para adultos. Participação no programa ABZ do Ziraldo para a TV Brasil. Também faz parte do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Participa de sessões de histórias em São Paulo, Brasília, Salvador, Curitiba, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 2009 ministrou o Ateliê de Histórias para Jovens nas escolas do município do Rio de Janeiro.

Público Alvo: Educadores, professores de todas as disciplinas, estagiários e pessoas que desejem ampliar seus conhecimentos na arte de contar histórias.

Objetivo: Proporcionar experiências através de exercícios práticos e teóricos num ambiente dinâmico, lúdico e acolhedor.

Programa:
• Resgate de histórias pessoais e da literatura de diversos povos;
• Transposição da narrativa escrita para a narrativa oral;
• Estrutura do conto;
• A voz e a relação com a palavra, escuta, canto e ritmo;
• O corpo expressivo e a manipulação de objetos;
• Criação de suporte plástico para um dos contos;
• Formação de repertório;
• Bibliografia.
Com apostila e certificado para os participantes com 75% de presença.
Data: Dia 29 de maio de 2010.        
Horário: 9h. às 17h.
Local: Rua das Palmeiras nº46 –    Botafogo
Investimento: R$80,00.



Informações ou inscrições: www.centraldeprofessores.com.br
 Central de Professores-Soluções Pedagógicas
Rua das Palmeiras, 46 sala 3
Botafogo -Rio de Janeiro
21 2553-7524
21 88387524

II Encontro de Leitura, Infância e Palavra




II Encontro: Infância, Leitura e Palavra – 28 de maio de 2010 (13h às 18h)
Inscrições gratuitas – 17 a 27 de maio
Local -  Coordenação de Desenvolvimento Acadêmico – FEBF UERJ
Rua General  Manoel Rebelo, s/n
Vila Saõ Luiz – Duque de Caxias

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Oficina MATRIZ AFRICANA E AÇÃO EDUCATIVA



Olá amigos, para você que está pensando em projetos sobre África, eis a dica. O mais legal que vc pode se inscrever enviando um e-mail para ipeafro@gmail.com. As oficinas serão realizadas  no Auditório do Arquivo Nacional, Praça da República, 173 - Centro Rio de Janeiro. O evento é GRATUITO.



terça-feira, 18 de maio de 2010

Clube de Leitura dando notícia

Olá amigos!
Uma notícia maravilhosa e o reconhecimento de um trabalho.
No site de Prefeitura Municipal de Mesquita, há um espaço chamado "Escola por quem faz" um lugar para divulgar e valorizar o trabalho bacana dos professores da rede. E nesta última edição o destaque escolhido foi o da professora Ilzeny, do Clube de Leitura da E. M. Rotariano Athur Silva. Ela com muita habilidade, conta e encanta com fantoches criados por ela para prender a meninada.
Com muita criatividade, compromisso e amor ela conquistou sócios no Clube de Leitura Castro Alves. É o reconhecimnto de um grande trabalho. Sinto-me honrada em ter trabalhado a Tia il. Se ficou curioso em conhecer seu trabalho, acesse o seus blog "Histórias Contadas e Recontadas"
Para saber mais, acesse a matéria na íntegra aqui.

terça-feira, 11 de maio de 2010

12º Salão do Livro

Olá amigos!
Uma ótima notícia para quem ama livros. Do dia 08 a 19 de junho de 2010 será realizada mais uma edição do Salão do Livro.
Os professores que tiverem interessados a visitar GRATUITAMENTE o espaço, basta de cadastrar.
Abaixo seguem maiores informações.


12º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Endereço: Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, RJ - Tel: (21) 2233-7460/ 2253-8177 – Zona Portuária

Quando: De 8* a 19 de junho de 2010
* O dia 8 de junho somente para professores, mediante inscrição prévia pelo e-mail: visitacaoescolar@fnlij.org.br
De segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados e domingo, das 10h às 20h

Ingresso: R$ 4,00 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ).

FNLIJ – Tel (21) 2262-9130

O Salão FNLIJ do Livro é um evento de caráter institucional, em que o livro para crianças e jovens, seus autores e editores, e a leitura literária sejam o centro das atenções, por acreditarmos que o texto por si só é importante, não sendo preciso recorrer a outros suportes. No Salão FNLIJ, os livros didáticos, de referência, religiosos ou de auto-ajuda não são expostos nem vendidos. Há 42 anos, a FNLIJ acredita que a formação de leitores se constrói pela prática da leitura literária e é ela que consolida a base humanista dos profissionais de qualquer área.
Com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Salão FNLIJ promove, durante 12 dias, uma variedade de encontros do público com os principais escritores e ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, em meio aos mais relevantes lançamentos das 71 editoras que participam do evento.
Destaques da programação para a 12ª edição do Salão do Livro
O Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens está recheado de atividades, como leitura de livros de qualidade, performance de ilustradores, lançamento de livros, bate-papo com escritores e ilustradores, exposições etc. Estão programados mais de 100 lançamentos de livros, com a presença de aproximadamente 120 autores e muitas atividades de incentivo à leitura.
Nomes consagrados que ajudaram a inscrever a Literatura Infantil e Juvenil brasileira entre as melhores do mundo já confirmaram presença no evento, entre eles: Adriana Falcão, Ana Maria Machado, Anna Claudia Ramos, Bia Hetzel, Caio Riter, Caulos, Eliane Ganem, Fernando Vilela, Flávio Carneiro, Graça Lima, Graziela Bozano Hetzel, Guto Lins, Gustavo Bernardo, Ieda de Oliveira, Jô Oliveira, Joel Rufino dos Santos, Karen Acioly, Kátia Canton, Luciana Savaget, Luiz Antônio Aguiar, Marilda Castanha, Nilma Lacerda, Roger Mello, Ricardo Azevedo, Rui de Oliveira, Stela Maris, Suzy Lee, Socorro Acioli, Ziraldo e muitos outros.
Coréia do Sul é o país homenageado
Já há alguns anos o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens presta uma homenagem a um diferente país. Os países já homenageados foram: França, em 2001; Cuba, em 2002; Alemanha, em 2006; Suécia, em 2007;Itália, em 2008, e França, em 2009.
Em 2010, o país homenageado é a Coréia do Sul, que traz a participação de autores coreanos, com o apoio dos editores brasileiros, e de especialistas em Literatura Infantil e Juvenil para participarem do 12º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, além de exposições de livros infantis coreanos no estande do país homenageado.
Um livro como presente
O Salão FNLIJ, desde a sua terceira edição, vem garantindo que cada criança e adolescente tenha o direito a levar para casa um livro de acordo com o seu interesse, estendendo, assim, a leitura de literatura para além do período do evento e estimulando a criação da biblioteca pessoal. Para a 12ª edição foram comprados, pela FNLIJ, cerca de 35 mil exemplares para a distribuição gratuita.
O 1º dia do Salão FNLIJ é exclusivo para o professor
O dia 8 de junho é dedicado exclusivamente aos professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada. Nesse dia, os professores participam de visitas guiadas por um especialista ou professor da FNLIJ para conhecer as 71 editoras que expõem no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens as novidades do mercado editorial voltadas para esse público, participar de um encontro com autor e ilustrador, além de toda a estrutura do evento. Neste dia a entrada é gratuita para os professores, desde que seja feita a inscrição prévia pelo e-mail:visitacaoescolar@fnlij.org.br
Ainda nesse dia, acontece também o 1º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil, promovido graças à parceria da FNLIJ com a Associação Nacional de Livrarias – ANL, além da abertura oficial do evento. Este encontro destina-se exclusivamente aos livreiros e a inscrição poderá ser feita pelo e-mail: seminário@fnlij.org.br. A cerimônia de abertura oficial do evento é às 17h, no auditório do Salão FNLIJ, com a entrega dos prêmios para os vencedores do Prêmio FNLIJ e Concursos FNLIJ

FONTE:  http://www.fnlij.org.br/salao/?cd_salao=12

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mais uma boa novidade pra vocês. Participem!


Oficina de Contação de Histórias
O Contador de Histórias


. Ministrantes: As Alquimistas das Palavras
Profas. (Letras) e Contadoras de Histórias
Sonia Sampaio e Deka Teubl

. Programa:
. O Contador de Histórias: seu papel, sua importância
. Habilidades do Contador de Histórias
. Diversos Tipos de Narrativas: poema, fábula, lenda, mito, apólogo, conto de fadas, conto, crônica, páginas de romance
. Atividades Lúdicas de Expressão Corporal e de Expressão Vocal / Dinâmicas de Grupo
. O Conto Popular e o Conto Autoral
. Para quem, onde e quando contar histórias
. Produção coletiva de narrativas
. Contação de Histórias
. Bibliografia
. Entrega de certificados

. Local: Biblioteca Popular de Botafogo "Machado de Assis"
Rua: Farani, 53 (próxima à Universidade Sta. Úrsula) - RJ
. Dias: 12, 19 e 26 de maio de 2010 (quartas-feiras)
. Horário: das 14:00 às 17:00 horas
. Carga horária: 9 horas-atividade (3 encontros de 3 horas)
. Investimento: R$90,00 (com material didático)
. Inscrição: até o dia: 11/05/2010 (terça-feira) com
Sonia Sampaio: 2551-3572 e-mail: sonia.sampaio@oi.com.br
Deka Teubl 3237-7237 e-mail: dekateubl@yahoo.com.br

Mais acessadas