quinta-feira, 24 de março de 2011

A Educação de Mesquita recebe o Selo de Educação para a Igualdade Racial



Prefeitura de Mesquita recebeu o Selo de Educação para a Igualdade Racial 2010, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR, em cerimônia realizada em Brasília, no dia 21 de março, a partir das temáticas africanas.
selo semed
selo semed 1
selo semed 2
A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, única instituição contemplada do Rio de Janeiro, foi representada na solenidade de premiação pela secretária de Educação, Maria Fátima de Souza. Além do Certificado do Selo, a Secretária trouxe para o Município, um Estandarte e uma caixa de livros, que servirão de ferramentas para continuar o trabalho da aplicação da Lei 10.639/2003 nas Unidades Escolares.
Segundo Fátima de Souza, “o selo foi fruto de um trabalho de equipe que envolveu toda a Secretaria e foi desenvolvido em todas Unidades Escolares”. “Queremos igualmente agradecer a parceria de todas as secretarias de Mesquita  e ao prefeito Artur Messias da Silveira que nos permitiram, incentivaram  e ajudaram a desenvolver o trabalho no ano de 2010. Esse é um reconhecimento pelo envolvimento e trabalho árduo e dedicado aos alunos e à educação. Parabéns à Cidade!”.

Essa foi a sua primeira edição e premiou as 16 primeiras experiências exitosas de escolas e secretarias de Educação que implementaram a Lei nº 10.639/03 em todo o território nacional. O Projeto tem como objetivo contribuir para a construção, em sala de aula, de conhecimentos que valorizem o patrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África. Durante um ano a Prefeitura, a Secretaria de Educação e demais órgãos terão o direito de utilizar o Selo em seus materiais.

Além da cerimônia de entrega do Selo aos contemplados, a solenidade abriu as  atividades do Ano Internacional dos Afrodescendentes,  na mesma data em que se comemora também o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial — em alusão ao massacre de Sharpeville, que vitimou dezenas de manifestantes que protestavam contra a Lei do Passe, na África do Sul, em 1960. A data foi instituída por resolução da Organização das Nações Unidas - ONU, que também declarou 2011 como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.

Uma homenagem especial foi entregue à professora Doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, primeira mulher negra a ter assento no Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, pelos serviços prestados ao País.
Foram também premiadas as crianças vencedoras do concurso cultural As Cores do Saber, iniciativa realizada pela parceria BR Petrobras/SEPPIR.


FONTE: Prefeitura Municipal de Mesquita

2 comentários:

  1. Parabéns aos professores e a Prefeitura Municipal pela atenção dada à educação. Nesse caminho todos ganham!

    c/carinho
    Isaías P Carriço

    ResponderExcluir

Mais acessadas