quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato comemorado nas escolas de Mesquita


04/2012
Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, o Setor de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação – SEMED programou uma série de atividades de 18 a 20 de abril, em algumas Unidades Escolares da Rede de Ensino de Mesquita, de estímulo ao hábito da leitura. 

No dia 18, a Escola Municipal Dr. Manoel Reis, em Edson Passos, iniciou a comemoração com um grande evento, trazendo o mundo dos livros aos 750 alunos dos turnos da manhã e da tarde da Unidade. Contação de histórias, cantinho de leitura, troca de livros, venda de livros a preços simbólicos, exposição interativa, oficina de desenho do Programa Mais Educação, e sessão de cinema aconteceram no pátio e nas salas de aula da Escola. O evento contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Maria Fátima de Souza, e da professora Carla Ribeiro, uma das coordenadoras do Setor de Incentivo à Leitura da SEMED, que afirmou “é dever da escola propiciar condições onde se desenvolvam hábitos positivos de leitura e oportunidades para ler de todas as formas possíveis, promovendo, também, a inclusão e/ou a transição do texto impresso para o suporte eletrônico, instrumentalizando o aluno à leitura nas várias mídias.”
Ao longo da semana as atividades acontecerão em outras Unidades Escolares da Rede de Ensino de Mesquita. A Escola Municipal Maria Isabel, no bairro Cruzeiro do Sul, contará com a parceria dos Contadores de Histórias do SESC - Nova Iguaçu. Nas Escolas Municipais Dr. Ely Baiense Vailante (Centro), Expedido Miguel (Vila Emil), Vereador Américo dos Santos (Banco de Areia), Rotariano Arthur Silva (Centro), e Genair Ramos Gabriel (Chatuba), haverá Contação de Histórias, também em parceria com o pessoal do SESC - Nova Iguaçu. Na Escola de Educação Infantil Profª Cássia Valéria Marques Furtado, na Vila Emil, será a apresentação de histórias com fantoches; na Maria Dolores de Mello Porto, na Chatuba, a atividade será de confecção de livros nas salas de aula pelos alunos e no Clube de Leitura, vídeo e roda de conversa sobre o Dia do Índio; e na Escola Municipal Irena Sendler, no Centro haverá contação de histórias e distribuição de marcadores de livros para todos os alunos.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei 10.402, sancionada em 08 de janeiro de 2002. É uma homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril, um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais acessadas