sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Como foi o II CompartiLER


Ontem, nos turnos da manhã e da tarde, os professores dinamizadores dos Clubes de Leitura e Tendas que Contam Histórias se reuniram para avaliarmos e planejarmos novas ações de incentivo e formação de novos leitores nos seus respectivos locais de trabalho. O encontro foi maravilhoso! Neles tivemos a oportunidade de ouvir nossos profissionais nas suas conquistas, angústias e o mais importante, partilharmos estratégias de enfrentamento.
No primeiro momento, nós da coordenação, prestamos uma pequena homenagem pelo dia do professor e funcionário público passados. Foi lido o texto "Chão de estrelas" e entregue estrelinhas que simbolizava cada profissional. Eles são nossas "estrelas", pois se nós estamos alcançado novos espaços, encantando cada vez mais leitores e sócios para os Clubes da rede, é graças a esses guerreiros da palavra escrita. Depois disso, cada professor ganhou de Setor um livro de presente (o que os deixaram eufóricos) e assim podemos falar da parte mais rotineira do trabalho.
O Setor elaborou dois materiais para auxiliá-los. O primeiro foi o texto 40 livros que valorizam a cultura e a identidade negra (retirado do Blog da prof. Gegê), material que auxilia no trabalho da consciência negra e Orientações para Organização do Acervo, útil para o trabalho na biblioteca.


A prof. Liris, do Clube de Leitura da E. M. Padre Nino Miraldi, deu uma ótima dica de software para auxiliar na organização e catalogação de acervo. Basta clicar em MiniBiblio, que será redirecionado direto para a página de download do programa que é gratuito. Abaixo, uma breve descrição:
O MiniBiblio é um sistema utilitário distribuído de maneira livre (FREEWARE).Seu objetivo é o cadastro e gerenciamento de livros, revistas, vídeos, manuais, discos e/ou dados. É bastante funcional, portanto pode ser usado em grandes acervos ou como uma forma simples de controle e organização da sua biblioteca pessoal.

Com o MiniBiblio, além do cadastro de livros, revistas e semelhantes, é possível controlar empréstimos dos mesmos, sabendo o dia em que um material foi retirado e quando foi (ou deve ser) devolvido. É bastante versátil, apresenta diferentes possibilidades de configuração de seu visual, bem como de sua funcionalidade.
No outro momento, conversamos sobre cada Clube: como está sendo o trabalho, dificuldades, trabalhos bem-sucedidos, etc.
Após todos falarem, o grupo acordou que o próximo encontro aconteceria dia 17/11.

Veja as fotos:

291020092497_1434x1075 291020092498_1434x1075

291020092500_1434x1075

291020092502_1434x1075

291020092508_1434x1075

291020092516_1434x1075

291020092517_1434x1075

291020092519_1434x1075

291020092522_1434x1075

291020092524_1434x1075

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

II CompartiLER

Alô professores dinamizadores dos Clubes de Leitura e das Tendas que Contam Histórias!
Amanhã acontecerá nosso II CompartiLER - Encontro dos dinamizadores das Tendas que Contem Histórias e Clubes de Leitura. Cada dinamizador participará no horário de trabalho no projeto: 9:00h. (manhã) e 14:00h. (tarde) na SEMED.
Os dinamizadores deverão levar os seguintes materiais:
  • Todos os planejamentos (já impressos) feitos neste semestre;
  • O cronograma de aulas (quadro de horário) também já impresso;
  • Fotos do trabalho no Clube de Leitura e Tendas para postarmos no blog, conforme solicitado no encontro passado. Estas podem estar em pendrive.
O encontro tem por objetivo a troca de experiências e pensarmos nas próximas atividades nas escolas.

Vamos lá! Participe!!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Clube de Leitura da E. M. Gov. Roberto Silveira no Jornal ODia


Ontem, ao abrirmos o jornal ODia, no caderno da Baixada, tivemos a agradável surpresa de ver estampado na primeira página, uma foto do projeto "Poesia ao pé do ouvido", idealizado pelas professoras dinamizadoras do projeto, Ursula Irazabal e Aline Ribeiro. A matéria dá destaques as estratégias para se prender a atenção dos pequenos, estratégias "envolvendo mágica e poesia". Outro destaque é o trabalho feito pelo professor de História Carlos Eduardo Hermsdorff, da E. M. Américo dos Santos, que utiliza truques de mágica para ensinar sua disciplina.
Ficaram curiosos em ler mais? Acesse O Dia online , vá até a seção "edição digital" , edições anteriores (25 de outubro de 2009). Vale lembrar que para ter acesso, deve fazer o cadastro para acessar o material online.

Nossa participação no VivaLeitura 2009



Bom, como para o nosso Setor não basta participar, tem de registrar, algumas fotos da nossa participação para o deleite de todos.
IMG_4174Voando rumo à São Paulo
 IMG_4277_840x1120  Num evento como esse, deve-se dar um realce no visual.
IMG_4226 IMG_4234_1120x840 No Museu, todos andam sobre palavras de notáveis.
IMG_4231



Acima, os finalistas da primeira categoria. Abaixo, fotos numa cantina italiana.


Acima, as finalistas Rose-Meire (Biblioteca ambulante: A cor da cultura formando leitores jovens e griots – Mato Grosso), Sueli (Tenda da Biblioteca Popular – Ceará), Gabriela Tebet (Me descobrindo, descubro também o mundo e a leitura – São Paulo) e eu.

No aeroporto, Márcia (Leitura é patrimônio – Rio Grande do Sul) Claudete (Alice no país dos números – Santa Catarina), Luiz (Parada Cultural – Biblioteca Popular 24 horas – Distrito Federal), Rose-Meire (Biblioteca ambulante: A cor da cultura formando leitores jovens e griots – Mato Grosso) e Ciro (O caminho da leitura – Mato Grosso).

Alguns vídeos que postei no Youtube sobre o Prêmio:

Prêmio VivaLeitura - parte 1

Prêmio VivaLeitura - parte 2

Prêmio VivaLeitura - parte 3

Mesquita no Prêmio Vivaleitura 2009

vivaleitura2009 Nosso Setor de Incentivo à Leitura, representado na pessoa que nos escreve, foi convidada a fazer parte da Comissão Julgadoras dos trabalhos finalistas para o Prêmio VivaLeitura 2009. A premiação, criada em 2005 por iniciativa do Ministério de Educação, da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, tem “como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que provovam à Leitura”.
Os 15 finalistas, divididos em 3 categorias (Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas e Ongs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais), de todas as regiões do país, tiveram seus trabalhos avaliados por sete jurados, que foram convidados por terem renomada competência na área. E um dos escolhidos foi eu, Lucélia Flores.
A Comissão que julgou os trabalhos, teria que observar os seguintes aspectos: originalidade do trabalho, o impacto na construção da cidadania, os recursos utilizados, a pertinência e a abrangência da ação na comunidade, a duração e os resultados alcançados.
Feito isso, todos nós, jurados e finalistas estivemos em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa, para o evento de premiação.
int4-264x157
Lá estiveram presentes o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, o Secretário do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) José Castilho, o Secretário de Educação Continuada do Mec, André Lázaro entre outras autoridades.
Numa belíssima festa, foram premiados por categoria, os seguintes trabalhos, levando para casa o prêmio de 30 mil reais:

1. Categoria “Bibliotecas Públicas e Privadas”
vencedor_cat1_ciro_e_jose_castilho_pnll-244x163
Na categoria “Bibliotecas” o projeto vencedor foi o “O Caminho da Leitura”, de Campinápolis (MT). A iniciativa combate o analfabetismo entre os indígenas da região através de uma biblioteca que professores e caciques construíram dentro da aldeia Xavante “Semente Viva”. Os primeiros 200 livros do acervo foram doados pelo projeto “Expedição Vagalume”, que também ajudou na formação de mediadores de leitura. No início, cerca de 260 crianças e 80 adultos usufruíam do acervo. Hoje, a biblioteca consegue atender, além da Semente Viva, mais outras seis aldeias da região.
O índio Ciro José Sahairo, responsável pelo trabalho, recebeu o prêmio na cerimônia e declarou que o direito à educação é um direito de todos os brasileiros. Com o valor recebido do Vivaleitura, prometeu construir um galpão para abrigar um acervo ainda maior.

2. Categoria “Escolas Públicas e Privadas”
vencedor_cat2_josessandro_e_alvaro_marchesi_oei-108x163
Na categoria, o projeto vencedor foi o trabalho “Flis – Festival Literário do Sertão”, de Sertânia, município do interior de Pernambuco situado no sertão de Moxotó, área que representa um dos índices mais baixos de IDH do estado. O festival é realizado pela escola pública, Olavo Bilac, para valorizar a produção literária local e a identidade cultural da região. Em suas duas primeiras edições, o Festival promoveu atividades como saraus, palestras, leitura de contos, poesias e encenações sobre autores e artistas locais. Mais de duas mil pessoas, entre alunos, professores, pais e responsáveis já foram beneficiadas pelo projeto. Segundo o professor de português e literatura da escola, Josessandro Batista de Andrade, que também é o idealizador do Flis, os resultados são visíveis: “desde 2007 registramos um aumento contínuo no número de livros retirados em empréstimo na biblioteca da escola, os alunos criaram um jornal de poesia, chamado “O Nascer do Poeta”, com obras próprias e dos professores, e com o apoio de comerciantes locais realizamos encontros de autores e poetas da região”, diz. Segundo o professor, o próximo Flis acontecerá no mês que vem, entre os dias 15 e 17, sob o tema “Os 60 anos da escola Olavo Bilac – uma usina de talentos”.

3. Categoria “Instituições e/ou Pessoas Físicas”
O trabalho “ Poesia Viva – A Poesia Bate à sua Porta”, de Mariana (MG) venceu na terceira categoria do prêmio. Idealizado pela artista plástica, Andréia Aparecida Silva Donadon Leal, o projeto bate de porta em porta, nas casas, estabelecimentos comerciais e escolas da cidade e municípios vizinhos, para ler contos, romances e poesias às pessoas. A iniciativa conta com o trabalho voluntário dos poetas da Associação Aldrava Cultural que, além de visitarem as casas, distribuem gratuitamente o jornal da associação e livros aos habitantes. A idéia do projeto é estimular o hábito da leitura no lar e usar a literatura como elo de afetividade entre as famílias. “Acredito que é na família que começa o gosto pela leitura, e é lá que ele também precisa ser cultivado”, disse Andréia. Com a verba do prêmio, Andréia pretende publicar as obras dos poetas da associação e ampliar o acervo de livros que é distribuído pelo projeto. Atualmente, o “Poesia Viva” acontece em Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara, Belo Horizonte e Ipatinga.

Menções Honrosas
O Prêmio ainda concedeu menções honrosas para os seguintes projetos - "Flipinha", da Associação Casa Azul, de Paraty (RJ); programa "Carro Biblioteca", da Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; programa "Prazer em Ler", do Instituto C&A (SP); "Parada Cultural -Biblioteca Popular 24h", da ONG Projetos Culturais T-Bone (DF); e programa "Arca das Letras", da Secretaria de Ordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DF).
FONTE: http://www.premiovivaleitura.org.br/default1.asp?page=2009_venc2.asp

No próximo post, fotos que eu tirei do Prêmio VivaLeitura.

Mais informações sobre o VivaLeitura 2009:

Projetos de Mato Grosso, Pernambuco e Minas Gerais vencem o Vivaleitura 2009

Ministro Juca Ferreira participou da solenidade de premiação, em São Paulo

domingo, 25 de outubro de 2009

Aniversariante de hoje: Waleska

Hoje o Setor quer parabenizar nossa querida dinamizadora Waleska, professora do Clube de Leitura Ana Maria Machado, da E. M. Expedito Miguel.

Mostra Literária do Centro Educacional Adyr Velloso

OgAAAAkz8cmvLCiKeXeS6FsD7AxMoBxJCn2aetH20ygBtZpIIojHAMtVgIYFwiuWp6QBTTmKaBriDQ-h7XSHXPALRoYAm1T1UPmHDTvXwWNlqpbrEL49v_12mo2M

OgAAAKP5mO7wY24KVITCYJOw_COfdl9rctel_PNa95ug7eXmCprPxhrMgO3jyEwQOCGJyBQutv2sGd4yRsADpqoM3QIAm1T1UOJCS4dxOQWmqcxHsxpwOgH_6Uik OgAAAPLd1MG1bdPDXoyiLS1HbRPrZFsMaromtMCLun_PM40EPZGL2U4W8KuJrlMVP7AhmMDiRBNALO9BdMb4BZUW0z0Am1T1UGqjozzqUqwD6j1L35F4YFDur0XI

Amigos, permitam-me divulgar o belíssimo trabalho que uma escola de São João de Meriti (ao qual trabalhei por quase 10 anos) desenvolveu.

Os professores desenvolveram uma Mostra Literária, que envolveu toda a comunidade escolar.

Você pode estar se perguntando, qual a importância desse tipo de trabalho? Bom, este espaço seria pequeno para enumerar as vantagens de se trabalhar a pluralidade da literatura. Sim, pois numa mostra, o aluno pode visualizar a diversidade e a riqueza literária ao seu dispor. E por ser um trabalho que não será construído por professores e alunos da noite para o dia, o aluno se vê envolvido e, por muitas vezes, encantado pelo assunto. No caso do Ceav como podemos ver nas fotos, muitos alunos se transportaram literalmente para as páginas do livro, tornando-se a personagem querida desta ou daquela obra literária. Outro ponto interessante foi trabalhar os suportes (livros). Algumas professoras trabalharam também a questão das páginas que podem ser recicladas e por que não, transformadas em novos livros.

Euzinha, acabando de vir de São Paulo, onde aconteceu a Solenidade de Premiação do Viva Leitura, vislumbro trabalhos nesse formato na nossa rede de Mesquita. Pois em Sampa eu pude ver a Flis – Festival Literário do Sertão, a ganhadora de uma das categorias do Viva Leitura, mostrando o poder que uma Mostra tem. Mas isto é assunto para uma outra postagem.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Site para baixar histórias em pdf

Amigos, nas minhas naveganças pela net, eu encontrei um site bacaninha sobre contação de histórias. E a melhor parte é que eles disponibilizam histórias em pdf para serem baixadas. Anotem o endereço: http://www.botucatu.sp.gov.br/Eventos/2007/contHistorias/index.html#

Encantamento na contação de histórias


Conselhos valiosos para quem pretende ser um contador de histórias

- Aprenda a ouvir histórias, em primeiro lugar.
- Prepare-se estudando, pesquisando, ensaiando.
- Procure conhecer melhor as crianças, como funciona sua imaginação.
- Pesquise e monte seu repertório. Com o tempo suas histórias ficarão mais fáceis de contar. E ganharão vida, porque você estará acreditando nelas.
- Todos os recursos são válidos para chamar a atenção: cantar, dançar, usar sotaque.
- É sempre bom usar objetos que estimulem a imaginação: um lenço enrolado num cabo de guarda-chuva pode ser uma linda rainha vestindo sua capa.
- Procure desenvolver sua sensibilidade. Se você acreditar que o lenço é a capa da rainha, a criança
vai gostar mais do seu jeito de contar.
- Porém, procure sempre conhecer o universo das crianças para as quais você vai contar a história. O
sucesso ou fracasso dos recursos que você vai usar depende disso. O lenço enrolado no cabo de guarda-chuva pode não significar nada para elas.
- Descubra a pontuação da história: os momentos de respirar, de se surpreender. Assim, a história ficará
viva em você. E você se surpreenderá naquele momento, junto com quem está ouvindo, mesmo que
tenha contado a mesma história mais de 100 vezes.
- Antes de começar a história, organize um espaço sem muitos objetos, elementos e movimentos que
desviem a atenção de quem está ouvindo.
- Faça reuniões com os demais contadores. Contem histórias uns para os outros.
- Acredite no que está fazendo.

Fonte: http://www.vivaedeixeviver.com.br/

domingo, 18 de outubro de 2009

Grandes editoras presentes na Jornada Pedagógica

Por intermédio do Setor de Incentivo à Leitura, algumas editoras que produzem livros altamente recomendados, montaram mini-estandes na Jornada Pedagógica. Alguns professores que conversaram conosco adoraram a idéia de ter o acesso facilitado à alguns títulos que numa outra ocasião seriam difíceis de encontrar.

Na Baixada Fluminense de uma maneira geral, encontrar títulos da Brinque-book, Vozes, Artmed e outras é uma tarefa árdua, pois as (pouquíssimas) livrarias dão ênfase aos didáticos e livros de fácil aquisição por serem mais baratos. O Setor, entendendo que muitas vezes, faltam nesses livros um material de qualidade, viabilizou através do contato com grandes editoras, que estas oferecessem aos nosso professores, seus produtos. Mas isto não bastava. Era  necessário que oferecessem um desconto bacana para que possibilitasse a compra de mais títulos por comprador (podendo assim aproveitar essa chance rara de tê-los em Mesquita).

Eassim aconteceu. Alguns representantes comercializaram livros com até 30% de desconto, além do fato de de oferecerem dezenas de títulos, de autores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Victor Hugo, Tatiana Belinky, Nei Lopes, Celso Antunes, Gadoti, entre outros.

Acreditamos, como Setor, que nosso objetivo foi alcançado: facilitar o contato do professor com uma literatura rica e de qualidade e, consequentemente, os alunos terem acesso a estes títulos, enriquecendo sua leitura de mundo com livros recomendados da literatura nacional e internacional.

Eis as fotos:

131020092326 131020092327 131020092350 141020092359 141020092362 141020092368 161020092377 161020092378 161020092392

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Para os professores, no nosso dia

Esse é um pequeno texto que meu amigo Valdir Carvalho me enviou. Espero que gostem.




HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR

As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.

Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.

Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.

Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.

Autor: (Desconhecido)



Felicidades !!!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

1.000 acessos!!! e com direito a presente!

Amigos, nessa marca tão bacana (graças à todos vocês, que insistem em nos prestigiar!) ganhamos um super, hiper, mega presente. Tania Loss, uma senhorinha linda (e olha que eu sei disso sem ver seu rosto), escolheu nosso blog para desenvolver seu trabalho na disciplina de Informática da Educação, do curso de Pedagogia da Uerj. Já pensou? Nosso blog como objeto de estudo da Uerj??? Pois é! Foi o que aconteceu.

Tania, tem 50 anos e se identifica assim:
"Sou aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UERJ, na modalidade EAD; sou Bacharel em Direito e optei por fazer Pedagogia, onde estou no quarto períod. No ano de 2008 quando eu coordenava o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Na época percebia o quanto posso fazer muito mais em prol de uma Educação de qualidade, com alunos e professores proficientes na leitura.
A proposta de analisar um Blog faz parte de nossa atividade de avaliação e foi elaborada pela Tutora Professora Mônica Resino e equipe. Pesquisei alguns Blogs e achei essa jóia que é o LeituraMesquita, daí resolvi fazer minha avaliação e divulgar na plataforma CEDERJ o que encontrei em vcs. Você e sua equipe estão de parabéns não só pela qualidade do Blog, mas muito mais por se doarem, por exibirem em suas postagens o que vai pelo coração (acho que foi essa emoção que senti que me fez optar e selecionar o Leitura Mesquita para meu trabalho!).
Recebam meu carinho, respeito e admiração!
Tania Loos"

Nós é que nos sentimos acariciados por tocar o coração de pessoas que nem imginamos, pessoas como vc, que com certeza incentivará seus alunos a ler este mundo que é maravilhoso... e que nos proporciona surpresas como o seu trabalho que é 1.000 como vc.

Quer ler o trabalho feito pela Tania Loss? Segue abaixo:

DISCIPLINA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
ANÁLISE DE BLOG

Para cumprimento da atividade, buscou-se analisar o Blog de Incentivo à Leitura – Mesquita/RJ – “Semeando Livros e Histórias, colhendo encantamento e leitores”, no endereço http://leituramesquita.blogspot.com/ .

Trata-se de uma ferramenta idealizada pela equipe do Setor de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita. A responsável pelo Blog é a Professora Lucélia Flores que se apresenta em seu perfil como Professora de História, flamenguista, uma pessoa que adora música e que é muito, muito feliz.

O Blog surgiu da intenção de divulgar e dar visibilidade ao trabalho realizado pelos professores dinamizadores dos Projetos: Clube de Leitura e Tendas que contam Histórias – Coordenados pelo Setor de Incentivo à Leitura da SMED/Mesquita. Constituindo-se, portanto, num canal de partilha e reflexão, buscando disseminar estratégias de fomento à leitura (SIC).

O aspecto visual do Blog é atraente, bem colorido, de clara visualização, insere imagens que despertam interesse de um público independente de faixa-etária. As imagens lúdicas e fotos são contextualizadas com os propósitos elencados no Blog.

Observou-se mais de 900 (novecentos) acessos, inclusive visitantes com Bandeiras de outros países, registrando-se que tal fato deve-se à facilidade de navegação e na interatividade que proporciona aos visitantes que podem, através de posts, manifestarem opiniões, trocarem experiências e, sobretudo, fazerem leituras e conhecerem programações de eventos na área da leitura.

O Blog, além da interatividade, proporciona aos seus seguidores e visitantes o redirecionamento para outros blogs vinculados à SMED/Mesquita, facilitando através dos links o acesso aos conteúdos de blogs em campos diversos, tais como informática, matemática, blogs de escolas da Rede Municipal, além de blogs relacionados à Educação, entre os quais destaca-se o http://encontrodasideias.blogspot.com . Assim, pode-se dizer que o Blog possui interatividade e hipertextualidade.

Apesar de seu conteúdo bastante específico para difusão do interesse pela leitura, o blog não se apresenta com um conteúdo meramente formal, em muitas postagens observa-se a utilização da linguagem digital, com inserção de determinadas palavras que ganha ênfase em algumas letras, dando assim a dimensão blogueira do tom que permeou a escrita.

Não foi observada a participação de alunos, mas de outros educadores que reconhecem na troca de experiências, socialização de idéias, programação de eventos ligados à temática proposta por seus idealizadores uma forma de construir saberes.

Verificou-se, também, que o blog permite a apresentação de Projetos como o “Cardápio de Leitura”, cuja dinamizadora é a Professora Rejane Jorge, servindo para subsidiar, com seu conjunto de ações, o desenvolvimento de novos projetos.

A “Pitada Literária”, inserida na página inicial do Blog, estimula a leitura de um belo texto de Fernando Pessoa e, com certeza, serve de mola propulsora para todos que o acessam.



Bacana né?

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O que cada um deve fazer para estimular o gosto pela leitura?

Empresa

As empresas têm um papel fundamental na divulgação da leitura, independentemente do tipo de negócios em que atuam. Além de divulgar as ações do Dia da Leitura, sua empresa pode disponibilizar recursos e espaços para leituras coletivas entre seus integrantes ou mesmo os familiares deles. Inclua o tema da leitura no seu ambiente de trabalho. Entre em contato com o Departamento de Recursos Humanos e apresente esta ideia.

Escola
Mobilize sua escola, professores e alunos. Comemore o Dia Nacional da Leitura promovendo atividades. Incentive a troca de livros, faça uma agenda de leituras na biblioteca, divulgue esse movimento no site da escola.

ONGs
Sua organização pode participar de várias maneiras: divulgando o Dia Nacional da Leitura por intermédio das peças de comunicação disponíveis no hot site, realizando atividades de leitura no seu entorno e envolvendo todos os seus parceiros neste movimento.

Governo
O poder público tem papel fundamental na definição, criação e manutenção de políticas públicas que promovam o acesso democrático à leitura. Este ano estamos relançando o Compromisso Prefeito Amigo da Leitura e da Biblioteca, incentivando a criação, manutenção e revitalização de bibliotecas públicas, escolares e comunitárias. Prefeito, faça parte deste movimento. Seja um embaixador da biblioteca e da leitura em sua comunidade.

Pais e Responsáveis
Criança que recebe leitura desde cedo vai ler e escrever melhor. A leitura desenvolve habilidades e capacidades intelectuais e afetivas que possibilitam à criança uma vida digna e feliz, ajudando-a a se expressar e desenvolver ideias com clareza – instrumentos básicos para melhorar o mundo à nossa volta. É uma relação que envolve tudo: você, o livro e a criança. Leia para e com o seu filho.


Faça parte desse movimento!

Hoje é o dia Nacional da Leitura e da Literatura, como já havíamos postado anteriormente. Para comemorá-lo nada melhor do que iniciativas de divulgação da data e, dando um passo mais adiante, colocarmos a mão na massa. Você deve estar pensando de que forma poderia colaborar no incentivo à leitura? Um movimento bacana que encontrei, e que já é um ótimo começo, está no site: http://www.dianacionaldaleitura.com.br/ . Criado pelo Instituto Eco Futuro, o objetivo é formar uma rede de "incentivadores de leitura", onde cada um, professores, pais, alunos, governos, sociedade se reconheça no papel de fomentador.
Gostou? Então faça parte! E aproveitando o dia das crianças, que tal cada um de nós darmos leitura de presente?
O que vc está esperando? Para acompanhar no Twitter, siga o link Twitter do Dia Nacional da Leitura - EcoFuturo
Leia mais:

sábado, 10 de outubro de 2009

Clube de Leitura da E. M. Santos Dumont



Voar cada vez mais longe...Assim como o patrono da escola, o Clube de Leitura dá asas à imaginação dos seus sócios através das artes e da descoberta. Ministrado pela professora dinamizadora Gabriela Boechat, os pequenos desenvolvem o projeto Exploradores. Parabéns Gabriela, pelo rico trabalho!
Abaixo, fotos do Clube.




Mais notícias sobre este Clube de leitura? Acesse: http://encontrodasideias.blogspot.com

Mais acessadas