segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Faça parte desse movimento!

Hoje é o dia Nacional da Leitura e da Literatura, como já havíamos postado anteriormente. Para comemorá-lo nada melhor do que iniciativas de divulgação da data e, dando um passo mais adiante, colocarmos a mão na massa. Você deve estar pensando de que forma poderia colaborar no incentivo à leitura? Um movimento bacana que encontrei, e que já é um ótimo começo, está no site: http://www.dianacionaldaleitura.com.br/ . Criado pelo Instituto Eco Futuro, o objetivo é formar uma rede de "incentivadores de leitura", onde cada um, professores, pais, alunos, governos, sociedade se reconheça no papel de fomentador.
Gostou? Então faça parte! E aproveitando o dia das crianças, que tal cada um de nós darmos leitura de presente?
O que vc está esperando? Para acompanhar no Twitter, siga o link Twitter do Dia Nacional da Leitura - EcoFuturo
Leia mais:



Para saber um pouco mais, um pouco do histórico:

"O ano de 2009 será um marco para todos os brasileiros que acreditam na importância da leitura literária e nos livros. Pela primeira vez, comemoraremos oficialmente o Dia Nacional da Leitura, no próximo dia 12 de outubro, e também a Semana da Leitura e Literatura. O Instituto Ecofuturo foi o principal articulador desta iniciativa, mas recebeu muitos apoios e contou com parcerias preciosas para percorrer um longo caminho até torná-la realidade.


Tudo começou em 2006, quando o Instituto Ecofuturo realizou, em setembro e outubro, a PRIMAVERA LER É PRECISO, idealizada em parceria com a educadora Maria Betânia Ferreira (Pingo é Letra), viabilizando cursos e leituras públicas para centenas de pessoas, em São Paulo e Pernambuco, com a associação francesa La Voie des Livres. Produziu e distribuiu o Passaporte da Leitura, com dicas simples sobre como instituir o hábito da leitura, e doou clássicos da literatura universal para milhares de pessoas. O objetivo inicial foi sensibilizar a sociedade sobre a importância de oferecer literatura para crianças desde a primeira infância, por meio de leitura de livros em voz alta.

Em 2007, realizou a 2ª. PRIMAVERA LER É PRECISO, com leituras públicas de clássicos da literatura universal durante o Corredor Literário, em São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo; produção e distribuição do Passaporte da Leitura e da Escrita, a partir de pesquisa e texto da educadora Maria Betânia Ferreira; campanha de comunicação com o apoio da Fischer; livro gigante exposto em vários locais e hot site para a coleta de assinaturas em prol da criação do Dia da Leitura.

Recebemos, então, o apoio do deputado José Augusto (PSDB-SP) para retomar a ideia do projeto de lei, que se seguiu ao apoio do senador Cristovam Buarque. No dia 3 de abril de 2008, tivemos uma grande conquista: o Dia da Leitura foi viabilizado em São Paulo por meio da Lei nº 12.876. Em 2009, o presidente Lula assinou a Lei nº 11.899, INSTITUINDO O DIA NACIONAL DA LEITURA, que será comemorado em 12 de outubro, e também a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. Mas esta história está apenas começando.

Sua participação é muito importante para ampliar este movimento, que objetiva chamar a atenção da sociedade para o fato de que nos tornamos leitores em casa, pelo exemplo dos pais, e depois na escola, pelo exemplo dos professores, e que as bibliotecas escolares, públicas e comunitárias são imprescindíveis para assegurar o acesso democrático aos livros. Faça parte deste movimento: dê leitura de presente."

FONTE: http://www.dianacionaldaleitura.com.br/entenda.html

2 comentários:

  1. Lú,conte comigo nessa batalha de incentivo à leitura e continue divulgando,pois com tantos visitantes no blog,quem sabe não conseguimos mudar o futuro do nosso país!

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga! Tenho certeza que posso contar com vc. Tenho certeza que aqueles que nos acessaram, são sementes que germinarão em vários lugares, e nesses lugares brotarão leitores entusiasmados e atuantes. Bjs...

    ResponderExcluir

Mais acessadas