terça-feira, 13 de outubro de 2009

1.000 acessos!!! e com direito a presente!

Amigos, nessa marca tão bacana (graças à todos vocês, que insistem em nos prestigiar!) ganhamos um super, hiper, mega presente. Tania Loss, uma senhorinha linda (e olha que eu sei disso sem ver seu rosto), escolheu nosso blog para desenvolver seu trabalho na disciplina de Informática da Educação, do curso de Pedagogia da Uerj. Já pensou? Nosso blog como objeto de estudo da Uerj??? Pois é! Foi o que aconteceu.

Tania, tem 50 anos e se identifica assim:
"Sou aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UERJ, na modalidade EAD; sou Bacharel em Direito e optei por fazer Pedagogia, onde estou no quarto períod. No ano de 2008 quando eu coordenava o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Na época percebia o quanto posso fazer muito mais em prol de uma Educação de qualidade, com alunos e professores proficientes na leitura.
A proposta de analisar um Blog faz parte de nossa atividade de avaliação e foi elaborada pela Tutora Professora Mônica Resino e equipe. Pesquisei alguns Blogs e achei essa jóia que é o LeituraMesquita, daí resolvi fazer minha avaliação e divulgar na plataforma CEDERJ o que encontrei em vcs. Você e sua equipe estão de parabéns não só pela qualidade do Blog, mas muito mais por se doarem, por exibirem em suas postagens o que vai pelo coração (acho que foi essa emoção que senti que me fez optar e selecionar o Leitura Mesquita para meu trabalho!).
Recebam meu carinho, respeito e admiração!
Tania Loos"

Nós é que nos sentimos acariciados por tocar o coração de pessoas que nem imginamos, pessoas como vc, que com certeza incentivará seus alunos a ler este mundo que é maravilhoso... e que nos proporciona surpresas como o seu trabalho que é 1.000 como vc.

Quer ler o trabalho feito pela Tania Loss? Segue abaixo:

DISCIPLINA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
ANÁLISE DE BLOG

Para cumprimento da atividade, buscou-se analisar o Blog de Incentivo à Leitura – Mesquita/RJ – “Semeando Livros e Histórias, colhendo encantamento e leitores”, no endereço http://leituramesquita.blogspot.com/ .

Trata-se de uma ferramenta idealizada pela equipe do Setor de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita. A responsável pelo Blog é a Professora Lucélia Flores que se apresenta em seu perfil como Professora de História, flamenguista, uma pessoa que adora música e que é muito, muito feliz.

O Blog surgiu da intenção de divulgar e dar visibilidade ao trabalho realizado pelos professores dinamizadores dos Projetos: Clube de Leitura e Tendas que contam Histórias – Coordenados pelo Setor de Incentivo à Leitura da SMED/Mesquita. Constituindo-se, portanto, num canal de partilha e reflexão, buscando disseminar estratégias de fomento à leitura (SIC).

O aspecto visual do Blog é atraente, bem colorido, de clara visualização, insere imagens que despertam interesse de um público independente de faixa-etária. As imagens lúdicas e fotos são contextualizadas com os propósitos elencados no Blog.

Observou-se mais de 900 (novecentos) acessos, inclusive visitantes com Bandeiras de outros países, registrando-se que tal fato deve-se à facilidade de navegação e na interatividade que proporciona aos visitantes que podem, através de posts, manifestarem opiniões, trocarem experiências e, sobretudo, fazerem leituras e conhecerem programações de eventos na área da leitura.

O Blog, além da interatividade, proporciona aos seus seguidores e visitantes o redirecionamento para outros blogs vinculados à SMED/Mesquita, facilitando através dos links o acesso aos conteúdos de blogs em campos diversos, tais como informática, matemática, blogs de escolas da Rede Municipal, além de blogs relacionados à Educação, entre os quais destaca-se o http://encontrodasideias.blogspot.com . Assim, pode-se dizer que o Blog possui interatividade e hipertextualidade.

Apesar de seu conteúdo bastante específico para difusão do interesse pela leitura, o blog não se apresenta com um conteúdo meramente formal, em muitas postagens observa-se a utilização da linguagem digital, com inserção de determinadas palavras que ganha ênfase em algumas letras, dando assim a dimensão blogueira do tom que permeou a escrita.

Não foi observada a participação de alunos, mas de outros educadores que reconhecem na troca de experiências, socialização de idéias, programação de eventos ligados à temática proposta por seus idealizadores uma forma de construir saberes.

Verificou-se, também, que o blog permite a apresentação de Projetos como o “Cardápio de Leitura”, cuja dinamizadora é a Professora Rejane Jorge, servindo para subsidiar, com seu conjunto de ações, o desenvolvimento de novos projetos.

A “Pitada Literária”, inserida na página inicial do Blog, estimula a leitura de um belo texto de Fernando Pessoa e, com certeza, serve de mola propulsora para todos que o acessam.



Bacana né?

5 comentários:

  1. Estou emocionada!!!!
    Sabia que frutificaria.
    Já disse que minha amiga Lucélia tem o toque de " Midas", pois além de colocar paixão em tudo que faz, é competente e linda por dentro e por fora. Assim nos proporciona esse banquete maravilhoso.
    Parabéns! Você é mesmo uma "fada".....rsrsrs
    Amo você!
    Beijão da il...

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Fiquei emocionada com esta homenagem que vc me presta.
    Agora espero a visita de todos vcs no blog que estou "tentando" montar, ainda em fase de construção, porém com uma vontade ENORMEEEE de recebê-las por lá!
    http://escolaanalogicasociedadedigital.blogspot. com

    ResponderExcluir
  3. Lucélia e Andréia,
    Enfim, consegui visitar o blog do Setor de Incentivo à Leitura. Estou encantada! Tenho muito orgulho de trabalhar em Mesquita, entre outras coisas, porque posso desfrutar da alegria, companheirismo e compromisso com a educação pública de vocês. Parabéns! Como percebemos pelo número de pessoas que o acessam, o blog já é um sucesso, certamente pelo conteúdo, mas, acima de tudo, por esses sentimentos que despertam em nós. Bjs, Regina

    ResponderExcluir
  4. Tania, vc merece! Pelo que parece a "mosquinha digital" lhe pegou, não é? Parabéns pelo blog. Bem-vinda ao mundo das blogueiras, rsrsrs...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. Regina, o que dizer? Agradecemos pelas lindas palavras. Temos, como vc o maior orgulho e gratidão por trabalhar em Mesquita. E mais do que isso: A-D-O-R-A-M-O-S o que fazemos!
    Bjs...

    ResponderExcluir

Mais acessadas